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BONDES NO BRASIL
Guarujá/SP

Foto cedida pelo pesquisador norte-americano Allen Morrison, de New York/EUA

Nas fotos desta página, os bondes elétricos que circularam de 1925 a 1956 e a estação na Praia de Pitangueiras.

Uma ferrovia de 9 km foi criada em 1893 ligando Itapema (atual distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá) ao Grande Hotel. A Companhia Balneária, que também operou o ferry-boat que fazia conexão com a ferrovia, se tornou a Companhia Balneária da Ilha de Santo Amaro em 1896 e a Companhia Guarujá em 1901.

Foto: autor não identificado

Um serviço alternativo de ferry para automóveis foi aberto em 1918 desde um ponto próximo à Ponta da Praia, em Santos, fazendo a ligação com a Ilha de Santo Amaro.

A linha férrea de bitola métrica foi eletrificada em 11/1/1925, passando a usar locomotiva de 104 HP e dois bondes de 106 HP construídos pela firma M.A.N. de Nürnberg, na Alemanha. A Serviços Públicos do Guarujá encomendou em 1927 outro bonde da M.A.N. e construiu uma linha para veículos de carga até Cachoeira.

Foto: autor não identificado

Em 21/12/1935, a estação de passageiros foi transferida para duas quadras mais longe da praia, sendo extinto o antigo depósito de cargas junto ao Grande Hotel. A linha foi fechada em 13/7/1956 e o equipamento foi vendido à Estrada de Ferro Campos do Jordão. Os bondes 5 e 7 de Guarujá, construídos em 1924, e o de prefixo 9, construído em 1930, passaram a rodar em Campos do Jordão como bondes A-5, A-7 e A-6, respectivamente.

A viagem pelos trilhos do Brasil continua...

Carlos Pimentel Mendes