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BONDES NO MUNDO
Resumo histórico:

Foto: Hulton Deutsch Collection, in '150 Jahre Fotojournalismus' (Könemann Verlagsgesellschaft mbH, Colônia, Alemanha, 1995)

Foto: Hulton Deutsch Collection, in 150 Jahre Fotojournalismus

(Könemann Verlagsgesellschaft mbH, Colônia, Alemanha, 1995)

Em 1879, Werner Siemens apresentou na Feira Comercial de Berlim, na Alemanha, o primeiro veículo de transporte coletivo com tração elétrica (foto acima).

Entretanto, já em 24 de maio de 1862 começava a circular o primeiro metropolitano subterrâneo, entre Paddington e a cidade de Londres, na Inglaterra. Entre os passageiros, na foto abaixo, o famoso William Gladstone.


Foto: Hulton Deutsch Collection, in 150 Jahre Fotojournalismus

(Könemann Verlagsgesellschaft mbH, Colônia, Alemanha, 1995)

Enquanto isso, em Londres, com o fim dos veículos de tração animal, os ônibus já começavam a congestionar as avenidas (imagem abaixo), prenunciando a ameaça que em muitas dessas cidades os serviços de bondes teriam de enfrentar.

Foto: Hulton Deutsch Collection, in 150 Jahre Fotojournalismus

(Könemann Verlagsgesellschaft mbH, Colônia, Alemanha, 1995)

As primeiras linhas de bonde, com tração animal, foram instaladas nos Estados Unidos (New York em 1832, New Orleans em 1834) e na França (entre Montrond e Montbrison, 1838). O primeiro bonde elétrico explorado comercialmente entrou em serviço em 1881, na cidade de Lichterfelde, na Alemanha.

Na passagem do século XIX para o XX, diversas cidades européias e americanas já contavam com serviços de transporte coletivo, tracionados por animais ou por eletricidade. A partir de 1920, os bondes elétricos quase monopolizaram o transporte urbano de passageiros nas grandes cidades.

Depois, principalmente na Europa, começaram a ser substituídos pelo chamado metrô leve, um veículo ferroviário confortável e eficiente, que trabalha integrado com outros meios de transporte, aproveitando as antigas vias de bonde.

Com o avanço do transporte por ônibus, entretanto, poucas dessas cidades ainda mantinham serviços de bondes na última década do século XX. Como em Santos, entretanto, esses serviços estão retornando em várias metrópoles, por razões turísticas ou ecológicas.

 A viagem pelos trilhos do mundo está apenas começando...

Carlos Pimentel Mendes