Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bairro31b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/05/10 22:46:05
Clique na imagem para voltar à página principal

SANTOS - BAIRROS - mapa - Marapé <<-- escolha o retorno

Marapé (1)

Leva para a página anterior

Matéria publicada na página 9 do Diário Oficial de Santos de 11 de junho de 2005, um sábado:


Padre Chiquinho (no destaque), pároco da Igreja São Judas Tadeu, referência do bairro

Fotos Antonio Vargas, publicada com a matéria

 

ANIVERSÁRIO

Essencialmente residencial, Marapé completa 51 anos na 2ª-feira

Ao completar 51 anos de fundação oficial, nesta segunda-feira, o bairro do Marapé é motivo de orgulho para seus moradores. Todos ressaltam as instituições que, com suas características especiais são únicas no Município e conquistaram destaque, inclusive dois recordes internacionais. Um deles foi obtido pelo Memorial Necrópole Ecumênica, considerado pelo Guines Book, como o cemitério vertical mais alto do mundo.

O maior reservatório de água potável da América Latina, também é citado como ponto de referência. Escavado no morro que circunda a Av. Moura Ribeiro, o túnel reservatório Santa Tereza-Voturuá é aberto à visitação monitorada, quando a Sabesp programa a limpeza de suas duas câmaras, que somam 110 milhões de litros para abastecer quatro cidades.

A caridade é outra manifestação que caracteriza a população local. De acordo com o Monsenhor Francisco Leite (Padre Chiquinho), pároco há 37 anos da Igreja São Judas Tadeu, os centros Comunitário e de Convivência tiveram cada tijolo doado pela comunidade e empresários do município. O primeiro funciona como creche para 120 crianças. O outro está a espera de um convênio para sua utilização.

Em seus 1 milhão e 300 mil m², o bairro ainda reúne um dos maiores núcleos de lazer, a Associação Atlética dos Portuários; duas escolas de samba, União Imperial e Real Mocidade Santista; duas associações, Sociedade de Melhoramentos e Sociedade de Moradores e Proprietários Unidos e alguns clubes pitorescos como Capim Gordura, de Curiós, Ouro Verde e ECMB Rio de Janeiro.

Chalés - Do passado, restam cerca de 30 chalés espalhados pelas ruas próximas ao morro, segundo conta Cleber de Souza Rocha, professor de italiano, cujo avô inaugurou a primeira casa de materiais de construção.

"O que prevalece são casas térreas, mas edifícios de apartamento já começam a dominar a paisagem".

Prefeitura mantém ampla estrutura de serviços no bairro

A Prefeitura, através de suas secretarias, mantém ampla estrutura de serviços que permitem aos moradores do bairro Marapé ter uma boa qualidade de vida.

A limpeza urbana é um dos pontos altos. Diariamente, pela manhã, acontecem a coleta de lixo domiciliar e a varrição de ruas. Nas quartas-feiras, a partir das 13 horas, o bairro é atendido pelos programas de Lixo Reciclável e Cata Treco.

A locomoção dos moradores entre os demais bairros e o Centro da Cidade é facilitada pela existência de 11 linhas de Circulares (7, 77, 23, 19, 15, 52, 152, 156, 37, 73 e 13) e quatro linhas de veículos auto-lotação. Duas, identificadas com placas verdes, fazem o trajeto de subida e descida do Morro São Bento e duas (placas vermelhas) cruzam o bairro pela Av. Senador Pinheiro Machado, sentido Centro/Praias, com destino ao Morro José Menino.

Na área da Saúde, o Marapé dispõe de uma policlínica (Rua São Judas s/nº) utilizada mensalmente por 1.775 pessoas e do Centro de Testagem e Aconselhamento Sorológico (Cetea), que proporciona orientação, exames e acompanhamento voltados para o combate da HIV, hepatites B e C e sífilis.

Escolas - A Administração Municipal, que mantém duas escolas de Educação Infantil, as Emeis Dr. Alcides Lobo Viana e José da Costa Barbosa. Juntas, proporcionam os primeiros ensinamentos para 654 crianças de 4 a 6 anos de idade. Para facilitar o acesso à Cultura, a Biblioteca Volante é outro instrumento oferecido ao moradores locais.

Programação festiva

Os moradores do Marapé terão um motivo extra para comemorar o 51º aniversário do bairro, neste fim de semana. A programação festiva, elaborada pelo Gres União Imperial e a sociedade de moradores (SMPUM), com o apoio da Prefeitura, reunirá atividades de lazer, cultura, esportes e de prestação de serviços, que irão satisfazer todas as faixas etárias.

As comemorações serão iniciadas hoje com um Torneio de Futebol, entre 9 e 22 horas, na quadra da escola de samba. E prosseguem no domingo a partir das 9 horas, nas ruas Napoleão Laureano e São Judas Tadeu com a realização de Rua de Lazer, projeto Esportes para a Terceira Idade, Mutirão da Saúde e Salão da Comunidade. As atividades de lazer e esportes terminam às 14 horas, quando será servido lanche às crianças participantes.

Os shows acontecerão entre 16 e 22 horas com a seguinte ordem de entrada: grupos Mistura, Inocência, Perfeita Harmonia e Markasamba, seguidos pelas escolas de samba Sangue Jovem, Real Mocidade Santista e União Imperial.

Estão previstos dois intervalos. Às 17 horas, para uma celebração ecumênica e às 19h30, quando será promovida a distribuição de bolo aos presentes. A Prefeitura participará das comemorações cedendo toda a infra-estrutura, através da Semes, Secult, SMS, Seac, Secom e CET.

Leva para a página seguinte