Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/bairro24d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/12/10 11:40:43
Clique na imagem para voltar à página principal

SANTOS - BAIRROS - mapa - Jabaquara <<-- escolha o retorno

Jabaquara (3)

Leva para a página anterior

Matéria publicada no Diário Oficial de Santos de 10 de agosto de 2004, página 4:


ANIVERSÁRIO

Jabaquara: quase um século de história e tradição

Um local citado nas poesias de Castro Alves e Vicente de Carvalho por ter abrigado o histórico Canaã dos Cativos - maior quilombo do Brasil - isso há mais de 100 anos. Hoje, o bairro mantém a tradição e continua contando com marcos relevantes da Cidade, como o estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa santista, o Centro de Treinamento do Santos Futebol Clube  e a Santa Casa de Misericórdia de Santos, a primeira da América Latina. Um lugar onde a tranqüilidade impera e crianças ainda brincam nas ruas sem perigo. Esse é o bairro de Jabaquara, que hoje completa 99 anos de existência.

A região, incluindo o Morro do Jabaquara, conta com uma população de quase 5 mil pessoas e também serviu de cenário para algumas passagens da obra do escritor e dramaturgo, Plínio Marcos.

O Jabaquara tem estado no cronograma dos trabalhos da Prefeitura e já recebeu uma série de melhorias como a instalação da Creche Candinha Ribeiro de Mendonça, na Rua Manoel Nascimento Júnior, 56; e a reforma da escadaria do caminho José Lessa Luz, que serve de interligação entre a Vila Lindóia, e as ruas Guilherme Russo e José Fernandes Cruz.

Estádio Ulrico Mursa, da Portuguesa santista, Centro de Treinamento do Santos FC e a Santa Casa são marcos do bairro

Foto: Marcelo Saitta, publicada com a matéria

Matéria publicada no Diário Oficial de Santos de 13 de agosto de 2004, página 2, apresenta uma outra versão para o nome do bairro:

Bairro do Jabaquara

Trazendo em sua memória uma expressiva contribuição para o crescimento de Santos, o bairro do Jabaquara é de fundamental importância na história do país, pois abrigou o Quilombo do Jabaquara, um dos principais pontos do abolicionismo no Brasil, liderado pelo ex-escravo Quintino Lacerda. O seu nome é de origem tupi e significa o corredor ligeiro, referindo-se a um pequeno rio que havia na região. (...)

Nome do bairro é de origem tupi e significa o corredor ligeiro

Foto publicada na edição especial da Revista da Semana/Jornal do Brasil de janeiro de 1902 e republicada com a matéria

Leva para a página seguinte