Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b061027.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/15/10 11:41:59
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here

Notícias do bonde:

DIÁRIO OFICIAL DE SANTOS, 27/OUT/2006, PÁGINA 5


Foto: Vagner Dantas, publicada com a matéria

VISITA

Artesão confecciona réplicas do bonde turístico

Detalhes como luzes internas e externas, bancos basculantes e molejo nas rodas garantem o charme das réplicas do bonde santista, confeccionadas pelo artesão Vicente Marcelino Mascaro. Ele entregou uma miniatura ao prefeito João Paulo Tavares Papa, durante visita ao Paço Municipal na tarde de ontem. Seu novo desafio é produzir uma miniatura do bonde português, doado a Santos pela cidade do Porto.

Vicente trabalhou muitos anos no setor de manutenção e mecânica em Cubatão, onde era conhecido como professor Pardal, devido à sua criatividade. Depois de aposentado, começou a montar miniaturas de barcos e, durante um passeio que fez ao Centro, teve a inspiração de reproduzir o bonde. Tirou fotos, confeccionou ferramentas e utilizou madeira, massa plástica, fios de cobre, tinta e palitos de sorvete.

Detalhista - "Como sou detalhista, entrei embaixo do bonde do Gonzaga para verificar o sistema das molas", explicou. Construiu até uma plataforma com trilhos, onde uma das miniaturas circula, reproduzindo até o balanço característico.

Feliz com o fato de o veículo ter inspirado a marca turística da Cidade, ele concluiu: "Pretendo agora ir até a garagem da CET para conhecer melhor os modelos portugueses".