Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b001026.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/00 15:25:48
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

26/OUT/2000

OUTRO BONDE COMEÇA A SER RESTAURADO

O bonde do tipo fechado que chegou, na noite de quarta-feira (25/10), à garagem da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) para ser restaurado, é o último exemplar conhecido existente na Cidade. Os outros dois são o que está circulando no Centro Histórico de Santos desde 23 de setembro deste ano, modelo aberto, e o que funciona como posto de informações turísticas na Praça das Bandeiras (Gonzaga), também fechado.

Os bondes fechados eram conhecidos como camarão. O do Gonzaga e o do Centro foram totalmente restaurados pelas equipes de técnicos e profissionais especializados da CET.

O exemplar que está na CET também entrará num detalhado e minucioso processo de restauração. Ele chegou a ficar por alguns anos nas dependências da Escola Municipal Leonor Mendes de Barros (Gonzaga) e na creche Candinha Ribeiro de Mendonça, na Vila Mathias.

O primeiro carro fechado entrou em funcionamento no dia 1º de setembro de 1954, com o número 224. Na verdade, o processo de fechamento dos veículos abertos teve início em agosto de 1953. O bonde fechado foi a maneira encontrada para reduzir a evasão de receita, uma vez que os bondes fechados passaram a contar com catracas (borboletas), que controlavam o número de passageiros.

Os bondes começaram a circular em Santos em 1909 (N.E.: os elétricos, já que o serviço de bondes com tração animal foi o primeiro do Brasil, começando em 9/10/1871), encerrando suas atividades, como serviço de transporte coletivo, em fevereiro de 1971.

Feira de turismo - Um painel fotográfico com a vista panorâmica do jardim da praia e outro com destaque para navios de cruzeiros, esportes náuticos, bonde turístico e shoppings atraíram o olhar de países vizinhos na FIT 2000 - Feira Internacional de Turismo da América Latina. Realizada de 21 a 24 de outubro, nos 31.500 m² do Prédio de Feiras de Palermo, em Buenos Aires, ela tem como finalidade a divulgação de destinos turísticos para mais de 40 mil visitantes de toda a Argentina e do Mercosul.

Nos 126 m² do estande do Sebrae, dedicado exclusivamente ao Litoral Paulista, Santos marcou presença distribuindo mapas turísticos da Cidade em espanhol. Também foi reforçada a divulgação dos roteiros marítimos que saem de Buenos Aires e têm escala em Santos. "Infelizmente a imagem que os argentinos têm de Santos ainda é a de um porto sujo, por isso preferem Guarujá. Eles ficaram admirados com o jardim e o bonde", comenta Marcelo Fachada, chefe da Seção de Captação e Divulgação da Secretaria de Esportes e Turismo de Santos (Setur).