Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000616.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:01:48
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

16/JUN/2000

LINHA DO BONDINHO TURÍSTICO JÁ ATINGE A RUA JOSÉ RICARDO

As obras de escavação e colocação dos trilhos para a instalação do bondinho turístico do Centro da Cidade já atingiram toda a Rua José Ricardo, entre as ruas Tuiuti e a do Comércio. Hoje, a equipe de funcionários da O & M Eletromáquinas, Suprimentos Ltda., empresa vencedora da licitação aberta pela Companhia de Engenharia e Tráfego (CET) para a execução dos serviços, deu continuidade à colocação dos dormentes e trilhos. O bondinho, que está sendo restaurado nas oficinas da CET, terá uma via permanente com um percurso de cerca de dois quilômetros, passando pelos principais pontos históricos e turísticos da área central.

O engenheiro Nelson Inoue, coordenador dos serviços, estima que até o final de julho ou mais tardar início de agosto, todo o complexo turístico estará pronto com o bondinho em funcionamento. Inoue explicou que as obras estão avançando bem. Até o momento, já foram instalados trilhos em toda extensão da Rua Tuiuti, desde a praça Barão do Rio Branco até a junção com a Rua São Bento, no Valongo, também na Rua do Comércio (trecho entre as ruas José Ricardo e São Bento), além da própria Rua José Ricardo.

As escavações estão na Rua do Comércio, no espaço compreendido entre a Rua José Ricardo e a Praça Rui Barbosa. Ali, equipes de trabalho já estão instalando dormentes, faltando os trilhos e a colocação de pedra britada e, posteriormente, os paralelepípedos. Esse trecho, segundo o engenheiro, deverá estar pronto até terça-feira. "A Rua São Bento está parcialmente escavada, mas daremos continuidade brevemente, em razão das festividades da Igreja do Valongo", esclareceu Inoue.

A implantação do complexo turístico do Bondinho é um projeto arrojado da Prefeitura, integrando parcerias com o governo estadual e do empresariado local, visando revitalizar o Centro Histórico de Santos em um investimento da ordem de R$ 27 milhões. No entender do prefeito Beto Mansur, "a iniciativa vai impulsionar o desenvolvimento econômico e turístico do Município, resgatando também o comércio da área central".

O percurso do bondinho será o seguinte: inicia na garagem central, no Largo Marquês de Monte Alegre; segue pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, ruas Augusto Severo e Cidade de Toledo, Praça Mauá, Rua General Câmara, Praça Rui Barbosa, Rua do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre. O itinerário se estende também até o Outeiro de Santa Catarina, seguindo Rua Tuiuti, praças Barão do Rio Branco, República e Rua Visconde de Rio Branco (Outeiro).