Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/santos/b000517.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/08/00 15:03:30
Clique na imagem para ir ao índice de O Bonde/Index: click here
Notícias do bonde:

17/MAI/2000

TESTES COM BONDE ELÉTRICO SÃO FEITOS COM SUCESSO

Os testes realizados hoje com o equipamento rodante (truck) do bonde que vai fazer a linha turística do centro histórico de Santos, foram um sucesso. A operação aconteceu nas garagens da Companhia de Engenharia de Tráfego, sobre os trilhos remanescentes de bondes da antiga Cia. City, e foi acompanhada com muito interesse pelo prefeito Beto Mansur e o presidente da CET, João Paulo Tavares Papa. Para movimentar o truck, que compõe uma espécie de chassis do bonde e onde estão acoplados os dois motores do veículo, a equipe do engenheiro elétrico da CET, Marcos Rogério Gonçalves Nascimento, alimentou o comando do equipamento com uma tensão de 600 volts.

"O circuito elétrico está em perfeitas condições de funcionamento, e novos testes serão feitos para que o bonde circule a contento", explicou Marcos Rogério. Todas as peças e os motores do truck, segundo Papa, foram recuperados e restaurados a partir dos conhecimentos de campo da equipe da CET, "já que não existiam documentos ou outras informações para servir de parâmetro. Tem sido um trabalho de muita paciência e competência de nossos funcionários", ressaltou ele.

Mansur, que passa quase que diariamente na garagem da CET para acompanhar os serviços de restauro do bonde, iniciados em  novembro do ano passado, parabenizou as equipes, recomendando que tudo funcione dentro do previsto.

A linha turística do Centro Histórico deve começar a funcionar no final de julho, saindo do Largo Marquês de Monte Alegre, passando pela Rua Tuiuti, Praça Barão do Rio Branco, Ruas Augusto Severo, Cidade de Toledo, Praça Mauá, Ruas do Comércio e José Ricardo, e numa etapa seguinte, até o Outeiro de Santa Catarina. A instalação dos trilhos e dormentes, iniciada em 26 de abril na Rua Tuiuti junto à Praça Barão do Rio Branco, está em fase adiantada e já alcançou a Rua José Ricardo.