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ROTA DE OURO E PRATA - ARMADORAS
Lloyd Italiano Società di Navigazione

 

O promotor e o fundador do Lloyd Italiano, o Sr. Erasmo Piaggio, havia sido durante 9 anos (de 1894 a 1903) diretor de operações da NGI e, ao deixar essa última empresa, decidiu criar sua própria companhia de navegação.

Para tanto, conseguiu obter o apoio financeiro e político de uma série de personagens importantes do cenário social da Itália e, em novembro de 1904, em Gênova, no Palácio Doria da Praça Príncipe, foi assinado o ato de cartório que dava nascimento ao Lloyd Italiano.

O Lloyd Italiano de 1904 não deve ser confundido com outra empresa italiana de navegação de mesmo nome, também fundada em Gênova e que teve vida relativamente curta, de 1871 a 1877.

Como presidente do Conselho de Administração foi nomeado Erasmo Piaggio, e como diretor geral o comandante Dionigi Biancardi. Cabe notar que o Lloyd Italiano foi a primeira empresa de navegação moderna fundada na península itálica com capital exclusivamente italiano, e que Erasmo Piaggio era descendente de Rocco Piaggio, fundador de uma das primeiras empresas de navegação da Itália.

Encomendas - Em 1905, o Lloyd Italiano obteve a licença governamental para transportar emigrantes e, naquele ano, recebeu do estaleiro naval de Riva Trigoso o seu primeiro navio, o Florida. Ele receberia companhia na forma de outros cinco navios, que foram batizados Indiana, Mendoza, Luisiana, Virginia e Cordova, todos construídos em Riva Trigoso, com exceção do segundo e do último acima mencionados. Os navios do Lloyd Italiano tinham na chaminé as cores amarela e preta, esta última pintada no bordo e em uma faixa estreita abaixo do bordo.

Dois anos depois de sua formação, o Lloyd Italiano transportaria, em 1906, com seus seis navios, 18.500 passageiros na linha para o Brasil e o Prata, e mais 20 mil na linha para a América do Norte. Tais números faziam do Lloyd Italiano a terceira mais bem sucedida companhia com saídas de portos italianos (depois da NGI e do NordDeutscher Lloyd).

Em dezembro de 1907, as empresas italianas NGI, La Veloce e "Italia" assinaram um acordo de participação no aumento de capital do Lloyd Italiano e foram assim compradas 35 mil ações, que - somadas às 25 mil já em poder da NGI por compra anterior - fizeram desta última a proprietária, por maioria do capital social, do Lloyd Italiano.

Transatlânticos - Este aumento de capital proporcionou ao Lloyd Italiano a ocasião de ordenar, ao seu construtor naval preferido, dois navios transatlânticos de passageiros que deveriam ser os mais rápidos e os mais luxuosos de todos os existentes na marinha mercante italiana. Estes navios receberiam os nomes de Principessa Iolanda e Principessa Mafalda.

Em março de 1910, o senador Erasmo Piaggio apresentou sua demissão ao Lloyd Italiano, após fracassar na tentativa de recuperar, da NGI, o capital majoritário de sua empresa. O novo diretor-presidente seria o conde Gerolamo Rossi-Martini. No dia 18 de março de 1818, foi decidida a liquidação dos ativos do Lloyd Italiano e a fusão dos mesmos com a companhia proprietária, que era a NGI.

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