Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed153d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 08/30/06 16:33:11
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 153 - AGO/2006
CIDADE

Amadurecer a metrópole

Comemorando os 10 anos de criação oficial da Região Metropolitana, o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) realizou sessão especial no dia 31 de julho de 2006, em Praia Grande.

A sessão foi presidida pelo prefeito local, Alberto Mourão, atual presidente do Conselho, que criticou o funcionamento da metrópole. Para ele, apesar dos avanços conquistados ao longo dos anos, ainda há necessidade de um amadurecimento em termos de visão metropolitana.

"É preciso disseminar o conceito de que, às vezes, a solução de um problema num Município está na realização de obra em outro, e que o homem público tem que se unir para conseguir esses recursos, mesmo que não venham para Município da qual é prefeito", disse Mourão.


Mourão: "Às vezes, a solução de um problema num Município está na realização de obra em outro"
Foto: Jairo Marques/Imprensa-PMPG


Já o ex-deputado Koyu Iha, que esteve à frente da Agência de Desenvolvimento da Baixada Santista (Agem), braço técnico do Condesb, frisou que a meta dos conselheiros é garantir que a autonomia das cidades continue e que, futuramente, os recursos do Dade passem a ser geridos pelo Fundo de Desenvolvimento Metropolitano. Koyu também enalteceu os projetos realizados, destacando a importância do Plano Diretor Regional, que norteia a aplicação de recursos do fundo.

Entre inúmeras autoridades, a sessão especial contou com a presença dos secretários estaduais de Habitação, Márcio Bueno, e de Agricultura e Abastecimento, Alberto Macedo, que representou o governador Cláudio Lembo.


Lila Covas foi homenageada pelo prefeito Alberto Mourão
Foto: Jairo Marques/Imprensa-PMPG

Turismo de negócios mostra vigor

Receita de Municípios aumentou em R$ 30 milhões no 1º semestre

O crescimento econômico registrado no primeiro semestre de 2006 nos municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista foi maior que no mesmo período nos anos anteriores, segundo divulgou o Santos e Região Convention & Visitors Bureau. Pesquisa do Dimensionamento Econômico do Turismo de Negócios, realizada pelo Sebrae e pela Federação Brasileira de CVBs, constatou que a receita da região foi aumentada em cerca de R$ 30 milhões, motivada por eventos captados e apoiados pelo SRC&VB, de janeiro a junho de 2006.

O órgão estima que 30 mil pessoas estiveram na Baixada Santista nesse período e permaneceram até três dias em 14 encontros de negócios. Em 2005, foram oito tipos de eventos apoiados pela entidade, que atraíram cerca de 23 mil pessoas. Entre os eventos, destaque para o VIII Encontro Paulista de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico, em Peruíbe; o XXV Seminário de Logística, em Santos; o 7º Simpósio de Biologia Marinha, também em Santos.