Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed144h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/05/05 10:15:41
Clique aqui para ir à página inicial de Perspectiva
Edição 144 - Set/2005
Cidadania

Anália Franco desenvolve Projeto Nutrimistura

Objetivo é atender as necessidades nutricionais de comunidades carentes

Entidade sem fins lucrativos que atende atualmente 440 crianças de 4 a 12 anos em regimes de abrigo, creche e centro de convivência, o Educandário Anália Franco, de Santos, desenvolve o Projeto Nutrimistura, capaz de atender às necessidades nutricionais e melhorar os níveis de saúde da população. Por meio de máquinas especiais e sob rigoroso controle, a instituição, que este ano comemorou 83 anos de fundação, produz uma multimistura especial, composta de farelo e farinha de trigo, fubá, folhas de vegetais em pó e enriquecida com farinha de soja torrada.

Indicada para crianças e adultos, a multimistura do Anália Franco apresenta elevado valor nutritivo, com 330 calorias, 59,33 g de carboidratos, 15,68 g de proteínas, 1,01 g de gorduras insaturadas e 28,60 g de fibras. Para crianças, a dosagem diária é 20 g, ou duas colheres de sobremesa rasas, enquanto para adultos, 40 g, ou duas colheres de sopa cheias. O produto contém glúten e não deve ser utilizado por crianças abaixo de 12 meses de idade.

Conforme sugestão da Fábrica de Nutrimistura, nas receitas de bolo e biscoitos, pode-se substituir 1/3 da farinha de trigo. A Fábrica também produz farinha de soja torrada e comercializa pacotes de soja em grão. A multimistura, a soja em grão e a farinha de soja torrada podem ser adquiridas por pessoas e entidades interessadas, em dois pontos de venda: na Fábrica, na Praça José Bonifácio, 48, Centro, telefone (13) 3223.8296, com o sr. Loureiro, e no próprio Educandário Anália Franco, na Avenida Ana Costa, 277, em Santos, telefone (13) 3229.8500, na recepção. Para mais informações sobre a entidade consulte o site www.analiafranco.org.br.


Fábrica: produto pode melhorar os níveis de saúde da população
Foto: Divulgação 


Pessoas com deficiência na campanha pelo desarmamento

O Comitê de Pessoas com Deficiência pelo Desarmamento foi formado no dia 19 de agosto de 2005, em reunião na Câmara de São Paulo, convocada pelo Instituto Sou da Paz, Instituto MID para a Participação Social das Pessoas com Deficiência, o Centro de Vida Independente Aracy Nallin. Segundo os organizadores, apesar de diminuir a incidência de vários tipos de deficiências, em função do avanço da medicina e por benefícios sociais, tem havido um aumento no número de deficiências causadas pela violência, especialmente por armas de fogo.

"Os acidentes com armas de fogo são a principal causa de lesão medular", afirma nota das entidades, citando que pesquisa da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), feita com paraplégicos e tetraplégicos que dão entrada na Clínica de Reabilitação da instituição, em São Paulo, mostra que as armas representaram, no ano passado, 46% dos casos de lesão que levam à paralisia. Em 1985, quando a pesquisa começou a ser feita, as armas de fogo representavam 25% dos casos.


Presidente do FSS, Haifa Madi, e gestante: apoio e informação
Foto: Karina Praça/Imprensa-PMG 

Fundo Social doa enxovais no Dia da Gestante

Em comemoração ao Dia da Gestante, em 16/8/2005, o Fundo Social de Solidariedade de Guarujá entregou 20 enxovais de bebê para mulheres que participam do curso de gestantes na Unidade Saúde da Mulher, na Vila Júlia. O enxoval é composto por banheira, fraldas de pano e descartáveis, roupas e cobertores.

As futuras mamães participam do curso desde o início da gravidez e são encaminhadas à Unidade por médicos, para fazer o pré-natal. Lá, são atendidas por psicólogos, assistentes sociais, dentistas e enfermeiros. As gestantes também assistiram palestra sobre estética, que abordou o problema de estrias e manchas no rosto na gravidez, ministrada pela professora do Serviço Nacional do Comércio (Senac), Cleide Assumpção Penna.


PM Valdeci: prevenção
Foto: Imprensa/PMP

Programa contra as drogas em Peruíbe

O Programa Educacional de Resistência a Drogas e a Violência (Proerd) reiniciou atividades em Peruíbe. Desde 8/2005, o soldado Valdeci Querino, da Polícia Militar, ministra palestras em classes de 4ª série nas escolas Álvaro Pereira Gaspar Filho e Jardim Caraminguava, atendendo 220 crianças.

O Proerd proporciona informações sobre fatores de risco associados aos jovens, noções básicas sobre uso de drogas e estágios da dependência dos adolescentes, proteção e fontes de pressão, resolução de conflitos.