Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed131c.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/10/04 17:05:31
Edição 131 - Mai/2004

Cidade

Em setembro, o novo Teatro Coliseu

Recepcionados por personagens da década de 20, visitantes convidados pela Prefeitura tiveram a oportunidade de conferir, na noite de 20/5/2004, uma amostra das manifestações culturais que em breve estarão de volta ao Teatro Coliseu, em Santos – inaugurado em 1909 e reinaugurado em 1924, após ampliação. O grupo assistiu a uma apresentação que marcou a fase final das obras de restauração do local, executadas desde 1996 pela Construtora Akyo, vencedora de licitação.


Beto e secretariado mostraram as obras de restauração
Foto: Cândido Gonzalez/Secom-PMS

A expectativa é que as obras sejam encerradas em setembro. A divulgação desse prazo foi possível graças à liberação de verba referente a 2003, proveniente do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo do Estado. Dos R$ 11.264.990,05 liberados, R$ 4 milhões serão utilizados na conclusão das obras do Coliseu. 

Nos próximos meses, serão retocados os camarotes, instalados o ar condicionado e peças de mobiliário e concluída a pintura. A reconstrução do palco, com a instalação da cobertura, deverá encerrar os trabalhos. Também está em fase final a construção do anexo, com cinco pavimentos. Único espaço novo no teatro, irá abrigar camarins, salas de ensaio e a administração do Coliseu.

Para o vice-prefeito e secretário de Planejamento, João Paulo Tavares Papa, a restauração do Coliseu integra o processo de recuperação de todo o Centro Histórico. "Não estamos vivendo apenas o renascimento do teatro, mas da Cidade", afirmou, ao recepcionar os visitantes, que ocuparam os 580 m² do saguão e os 560 m² do foyer, de onde assistiram às apresentações do pianista Antonio Eduardo e do Balé da Cidade de Santos, acompanhado pela Camerata Heitor Villa-Lobos e Quarteto Martins Fontes, com a coreografia Bal Masqué, dirigida por Renata Pacheco. 

O evento, que teve ainda participação do Grupo de Teatro Orgone, foi organizado pela Secretaria de Cultura, com apoio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, que gerencia os trabalhos de restauração.