Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed127q.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/25/04 19:47:15
Edição 127 - Jan/2004

Metrópole

Orla santista reurbanizada

Destaque do projeto de reurbanização da orla de Santos, que está sendo executado pela Pavimentadora Latina, a ciclovia foi entregue no final de dezembro de 2003, oferecendo um espaço seguro para circular pela praia sobre duas rodas. Com 4.800 metros de extensão, a ciclovia foi inaugurada em clima de festa, com a presença do prefeito Beto Mansur, a primeira-dama Ylídia, secretariado e vereadores, que passearam de bicicleta pela pista, da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em direção à Ponta da Praia.

Além de uma iluminação eficiente (leia), a sinalização da ciclovia envolveu a implantação de 199 totens, 326 placas de atenção a ciclistas e pedestres afixadas sobre eles, e ainda, 12 mil m² de pintura na cor vermelha, 1.270 m² de faixas brancas e amarelas, além de quase 600 tachinhas amarelas no solo. Para orientar ciclistas e pedestres, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) iniciou campanha educativa, com distribuição de folhetos e participação de fiscais, orientadores, além de guardas municipais.

Até o final de 2004, Santos terá 17 quilômetros de ciclovia. Além da orla, do trecho da Av. Francisco Glicério (do Canal 1 à Av. Conselheiro Nébias) e do traçado da Av. Rangel Pestana (entre a Av. Ana Costa e Rua Brás Cubas), a pista da orla será estendida do Canal 6 ao Ferry Boat, a Av. Portuária (que hoje possui uma ciclofaixa por cerca de 3 km) será reurbanizada, a Av. Francisco Glicério será estendida, prosseguindo pela Av. Afonso Pena até a Av. Portuária, e será construída na Av. Martins Fontes.


D. Ylídia e Beto Mansur: passeio de bicicleta marcou entrega da ciclovia
Foto: Antonio Vargas/Secom-PMS

Nova iluminação auxilia segurança

A iluminação foi uma das preocupações na implantação do projeto de reurbanização da orla de Santos, que envolveu a construção da ciclovia e a revitalização dos jardins e do calçadão. Afinal, com uma maior circulação de pessoas, foi necessário instalar uma iluminação eficiente para auxiliar na segurança. Os serviços foram executados pela Engeluz, do Paraná, especializada em iluminação pública e extensão de redes de energia.

Segundo informou o representante da empresa, Junius César Domanoski, no trecho entre o Emissário Submarino, no Bairro José Menino, e o Canal 6, na Ponta da Praia, foram instalados 650 conjuntos de postes decorativos. Os postes são confeccionados em aço, tipo coluna reta galvanizada a fogo, conforme normas NBR 6323 e pintura epóxi. Enquanto junto à ciclovia foram colocados 270 conjuntos de postes com dois rebatores e dois projetores, com lâmpada multi vapor metálico de 150 W em cada projetor, do lado do calçadão da areia foram instalados 380 conjuntos de postes com uma luminária decorativa, com lâmpada multi vapor metálico de 150 W.

A Engeluz também é responsável manutenção das torres de iluminação da faixa de areia, que compreende o trecho do Emissário até o Canal 6. No total são 68 torres de 20 metros de altura, cada com 6 projetores.