Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed121h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/30/03 16:40:52
Edição 121 - JUN/2003 

Cidadania

Câmara de Guarujá, 55 anos servindo à democracia

Em 1º de janeiro de 1948, quinta-feira, em um edifício na Rua Petrópolis, sem número, foi instalado o Poder Legislativo Santamarense. O juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Santos e eleitoral da 119ª Zona Eleitoral, Paulo Otaviano Diniz Junqueira, preside a primeira sessão, empossando os vereadores eleitos para a 1ª Legislatura.

Examinados os diplomas, fica constatado que os documentos estão em ordem, é declarada instalada a Câmara Municipal de Guarujá. Após o ato, é anunciada a eleição da mesa, por escrutínio secreto e por voto indevassável, em cédulas separadas e maioria absoluta dos votos dos vereadores presentes. Após apuração foram eleitos o Sr. Leôncio Camargo Filho, com 8 votos para presidente, o Sr. Lídio Martins Corrêa, com 9 votos para 1º secretário e o Sr. Paulo Paiva com 9 votos para 2º secretário, sendo os mesmos proclamados eleitos. Após proferir algumas palavras desejando bom êxito na investidura da Câmara, o MM. Juiz convida o presidente eleito para assumir os trabalhos, afastando-se do recinto. Prosseguindo a sessão,são empossados o 1º e 2º secretários. 

Dando seqüência à cerimônia, os senhores vereadores assumem o compromisso "de bem e fielmente exercerem os seus mandatos, respeitando as Constituições Federal e Estadual, bem como as Leis vigentes e defendendo os interesses do Município".

Para a primeira gestão, tomaram posse os seguintes vereadores: Agenor Lavoisier Assis, Aurélio Sório, Celeste Stipanich, Jayme Daige, João de Souza, Jorge Moura, Leôncio Camargo Filho, Lidio Martins Corrêa, Manoel Martins, Paulo Paiva, Mário da Silva, Raphael Vitiello e Roberto Gelsomini. 

A sessão foi secretariada pelo vereador Lídio Martins Corrêa, tendo feito uso da palavra os senhores vereadores Jayme Daige e Jorge Moura. Dentre os presentes que assistiram a instalação do poder legislativo santamarense, podemos citar: Nélson Vasquez, Abdala Daige, Atílio Gelsomini, Álvaro Parente, Albertina dos Santos Branco, Valdemar Sauda, Idalina Vasquez Daige, Mário Daige, José Ferreira Canaes Filho, Ernesto Damin, Martinho Araújo, Avelino Rodrigues, dentre outros.

O prédio da Câmara ficava na esquina com a Avenida Leomil, no prédio da estação do trem e antiga SPG.

Pesquisa: José Raimundo da Silva e Regina Martins Rondini, respectivamente, secretário-geral e diretora de Finanças da Câmara Municipal de Guarujá.