Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/real/ed114d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/03/02 18:30:15
Edição 114 - NOV/2002 

Cidade

Rua XV de Novembro está pronta

Na data que é o seu nome, a Rua XV de Novembro, no Centro Histórico de Santos, voltou a apresentar o aspecto da época em que era uma das principais vias da cidade. Foram concluídos os reparos nas calçadas e paralelepípedos, danificados durante o processo de recuperação urbana, e a troca dos postes de iluminação.

Rua XV: aparência original (Foto: Sandra Netto)
A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) retirou 25 postes de concreto e ligou as 40 luminárias de ferro fundido, réplicas de postes antigos, que agora são responsáveis pela iluminação de toda a rua. Foram retirados os transformadores externos e a fiação elétrica aérea, que foi embutida, despoluindo visualmente a região. Antes disso, a CPFL construiu três câmaras subterrâneas e instalou tubulações para as redes elétrica, de tv a cabo e telefonia.

O projeto do Departamento de Vias Públicas (Devip), da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp), foi executado pela Construtécnica Engenharia Ltda., com recursos provenientes do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade). A preocupação foi manter a aparência original da rua e, para isso, a única alteração foi feita no piso, em mosaico português. O novo desenho destaca grãos de café e pode ser admirado desde a Praça Mauá até a Estação do Valongo. A entrega oficial da Rua XV de Novembro acontecerá com a conclusão das obras de revitalização da Rua do Comércio.

Prefeitos com vontade nas questões metropolitanas (Foto: Alexandra Giulietti/Prefeitura Municipal de Praia Grande)
Encontro avança a metrópole

O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada (Condesb) reuniu-se no dia 26 de novembro, em São Vicente, para aprovar a regionalização do Hospital Municipal de Itanhaém e a elaboração de um texto solicitando ao Congresso Nacional a alteração da lei dos precatórios, que ainda admite seqüestro de receitas das prefeituras. Foi aprovada também a liberação de recursos para implantação de serviço de identificação policial, a realização de uma campanha conjunta de prevenção à dengue e a criação de um circuito cultural metropolitano. O hospital de Itanhaém funcionará como uma extensão do Guilherme Álvaro, de Santos.

Prefeito Alberto Mourão fala na reunião do Condesb (Foto: Alexandra Giulietti/Prefeitura Municipal de Praia Grande)