Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/contei42.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/03 16:19:11
Clique na imagem para voltar à página inicial da série Contêiner...

CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (13)

Leva para a página anterior da série

Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):

Seadeck de 40 pés - A última adição da gama de plataformas da Sea Containers é o SeaDeck, uma combinação entre plataformas sem e com cabeceiras dobráveis de 40 pés.

As paredes das extremidades completamente revestidas e assistidas por molas são dobradas à face com o pavimento para transformar a unidade numa plataforma sem cabeceira padrão de 40 pés com capacidade total de carregamento em todo o comprimento da unidade. Com os lados levantados, SeaDeck é uma plataforma com cabeceira padrão de 40 pés com plataforma a todo o comprimento. A carga útil e a carga concentrada no centro são as mesmas que para a plataforma dobrável normal de 40 pés.


Carregando escavadoras num SeaDeck de 40 pés,
guiando-as sobre a extremidade dobrada da plataforma

Diferentemente da maioria das plataformas dobráveis de 40 pés, em vez de três SeaDecks, quatro SeaDecks dobrados e interligados cabem no espaço para uma unidade ISO de 40 pés e podem ser interligados com plataformas sem e com cabeceira dobráveis de 40 pés da Sea Containers.

SeaDeck transporta todas as cargas normalmente associadas com plataformas de todo o tipo com a vantagem adicional de que cargas sobre rodas podem ser movidas sobre as paredes laterais que são posteriormente levantadas.


Quatro SeaDecks de 40 pés interligados formam um módulo ISO de 40 pés

SeaDeck pode ser usado com uma parede da extremidade levantada e uma dobrada para obedecer às exigências da antepara dianteira de certas companhias ferroviárias. A maioria das unidades tem encaixes para empilhadeiras para levantamento sem carga.


SeaDecks usados como plataformas com cabeceira transportando canos extra-compridos

Leva para a página seguinte da série