Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/porto/contei38.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/27/03 16:18:31
Clique na imagem para voltar à página inicial da série Contêiner...

CONTÊINER...
Um folheto da Sea Containers (9)

Leva para a página anterior da série

Em 1988, a Sea Containers divulgou suas atividades num abrangente folheto em português, com 40 páginas recheadas de fotos coloridas, que vale como um catálogo do estado-da-arte da conteinerização no mundo naquele momento.

A parte principal desse catálogo (excetuados os navios específicos da empresa, o fabrico de guindastes de pórtico e as instalações da empresa) é reproduzida aqui, com o texto original (valendo lembrar que, logo depois, a Itel se tornaria a maior locadora de conteineres do mundo, ao incorporar empresas menores, e que parte dos equipamentos da Sea Containers, por fugir aos padrões adotados no Brasil, não freqüentou regularmente os portos brasileiros, como os conteineres de 30 pés de comprimento):

Tanques especiais

Tanque para cerveja - Isolados de 25.000 litros, são desenhados para o transporte de cervejas como por exemplo cerveja clara tipo dinamarquês e outros líquidos carbonados e são igualmente apropriados para transporte de cervejas tipo tradicional inglês sob pressão. Estas unidades têm um sistema de limpeza incluído na própria construção, compatível com os sistemas normais de limpeza das fábricas cervejeiras. Só é necessária a aplicação de um abastecimento de água e fluido de limpeza através de um bocal fixado ao tanque.


Caixa de controle para um tanque refrigerado

Tanques refrigerados - Tanques com sistemas de refrigeração elétrica e aquecimento são desenhados para transporte de produtos sensíveis, necessitando de um controle de temperatura mais rigoroso do que aquele que é proporcionado por tanques isolados convencionais. Estes produtos incluem produtos alimentícios deterioráveis, tais como sucos de fruta, concentrados de fruta e produtos à base de leite e produtos químicos sujeitos a polimerização ou decomposição se não forem transportados a temperaturas baixas controladas, como por exemplo ácido metacrílico e certos peróxidos orgânicos.

Os tanques refrigerados estão disponíveis como IMO 1, IMO 2 ou para produtos não perigosos de acordo com as exigências. A temperatura pode ser rigorosamente controlada entre -10º e 25º centígrados. É fornecido um registrador de temperatura com cada tanque.


Um tanque de cerveja a caminho da fábrica Tuborg em Copenhagen, Dinamarca

Tanques para produtos em pó - Tanques combinados para produtos em pó/líquidos - IMO 1, IMO 2 ou produtos não perigosos - são desenhados para o transporte de pós de fluxo livre e granulados como por exemplo polietileno, açúcar, PVC, fosfato de trípoli, gesso, argila e carbonato de sódio anidro, assim como cargas líquidas normais. São providas configurações especiais de descarga sob pressão nos tanques para produtos em pó e produtos granulados. A utilidade dupla deste tanque irá freqüentemente facilitar problemas quanto a cargas de retorno.

Remoção de um acoplamento Unicone de um tanque para produtos em pó
para converter o mesmo para uso com líquidos. 
Este acoplamento pode ser montado por um só homem em poucos minutos

Calibragem de tanques - O método de calibragem exclusivo da Sea Containers significa que qualquer vareta de medição apropriada (por exemplo: uma régua normal em polegadas ou metros) pode ser usada para medir o espaço do derrame e por essa forma determinar o conteúdo do tanque em conjunto com a tabela de calibragem fornecida. A tabela está gravada numa chapa de metal fixada próximo da escotilha de inspeção.


Chapa de calibragem do tanque de um container IMO 1

Leva para a página seguinte da série