Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/pg/pgh031h.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/14/13 23:02:25
Clique na imagem para voltar à página principal
HISTÓRIAS E LENDAS DE PRAIA GRANDE - TRENS
Antigas estações ferroviárias: Vila S. Paulo

Leva para a página anterior

A história desta estação foi assim registrada por Ralph Mennucci Giesbrecht no site Estações Ferroviárias do Brasil (atualização: 28/8/2012. Acesso: 14/5/2013):


Imagem: reprodução parcial da matéria original

E. F. Sorocabana (1946-1971) - Fepasa (1971-1998)

Vila São Paulo (parada)

Município de Mongaguá, SP

Ramal de Juquiá - km 128,317 (1986)

SP-2980

Inauguração: c. 1946

com trilhos

Uso atual: abandonada

Data de construção do prédio atual: n/d

HISTÓRICO DA LINHA: O ramal foi construído pelos ingleses da Southern São Paulo Railway, entre 1913 e 1915, partindo de Santos e atingindo Juquiá. Em novembro de 1927, o Governo do Estado comprou a linha e a entregou à Sorocabana, já estatal, no mês seguinte.

O trecho entre Santos e Samaritá foi incorporado à Mairinque-Santos, que estava em início de construção no trecho da serra do Mar, e o restante foi transformado no ramal de Juquiá. A partir daí, novas estações foram construídas, e em 1981, o ramal foi prolongado pela Fepasa, já dona da linha desde 1971, até Cajati, para atender as fábricas de fertilizantes da região. O transporte de passageiros entre Santos e Juquiá foi suspenso em 1997, depois de 84 anos.

A linha seguiu ativa para trens de carga que passavam quase diariamente, transportando enxofre do porto para Cajati, até o início de 2003, quando barreiras caíram sobre a linha na região do Ribeira. O transporte foi suspenso e a concessionária Ferroban desativou a linha, que o mato cobriu rapidamente.

A ESTAÇÃO: A estação, que sempre foi uma pequena parada ou estribo, parece ter nascido do loteamento do mesmo nome, constituído no ano de 1946. A parada, nunca citada nos relatórios da Sorocabana, fica ao lado do viaduto da entrada de Mongaguá, na SP-55, km 302, viaduto este que foi terminado nos anos 1990. Sempre foi apenas uma plataforma com cobertura, e dela somente sobraram a estrutura metálica vertical e a plataforma. Nunca foi citada nos relatórios da Sorocabana.


Propaganda do loteamento da "futurosa" Vila São Paulo, publicado em junho de 1946, mostra ruas ainda possivelmente nem traçadas à época e com nomes que não foram mantidos posteriormente. A"estação Sorocabana", que tomou o nome do loteamento, jamais passou de um pequeno estribo (Folha da Manhã, 30/6/1946)
Imagem: jornal paulistano Folha da Manhã, página 2/4º caderno, domingo, 30 de junho de 1946, publicada com a matéria

 


A parada abandonada em 19 de maio de 1998

Foto: Ralph M. Giesbrecht, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série