Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20010928.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/12/01 01:04:54 

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

Seminário em Brasília

No seminário Patrimônio Cultural e Identidade Nacional, realizado em Brasília de 25 a 27/9/2001, um dos oradores foi o deputado Aldo Rebelo, que disse:

Idioma e identidade
O debate sobre a promoção da Língua Portuguesa nos faz olhar com mais cuidado esse bem imaterial que nos acompanha desde o nascimento com suas cantigas e histórias, identifica-nos como cidadãos brasileiros e aproxima-nos ao longo da vida.

Sabemos que a língua é meio de comunicação, é meio de expressão e é instrumento para decifrar, conhecer e transformar o mundo. Pode-se O deputado Aldo Rebelo, no semináriodizer que não é a língua que vive em nós: somos nós que vivemos na língua. Aprender a língua da comunidade em que cada um de nós nasce é, além de aprender alguns sons, aprender tudo o que nossa comunidade conhece do mundo. Comunidade, neste sentido, pode ser nossa família, nossa classe, nosso bairro, a cidade, o país.

Por isto é que, cada vez que morre o último falante de uma língua, todos nós perdemos: todos perdemos um único, determinado e irreproduzível modo de conhecer o mundo. As línguas nacionais, portanto, são bens ao mesmo tempo naturais e culturais de um determinado grupo humano. Num certo sentido, trabalhar para preservar nosso idioma é tão importante quanto trabalhar para preservar nossos mananciais e riquezas naturais. Nos dois casos, trata-se de cuidar para não perder bens que são historicamente nossos, dos brasileiros.

Assim, a compreensão da língua pelos seus falantes tem de ser democratizada e facilitada, pois ela é essencial para que o conhecimento e o auto-conhecimento de um povo, a formação da sua identidade, se dêem ao longo do tempo. Para isso acontecer, não é necessário que o país se feche às outras línguas. Basta que o maior número de pessoas participe dos processos de fala e possam compreender o que é dito.

Quando chamamos a atenção para o quanto desnecessário é o uso abusivo de estrangeirismos, queremos mostrar que essa prática pode contribuir para aumentar as distâncias sociais, além de sepultar prematuramente palavras importantes do nosso idioma.

Enquanto a globalização desrespeita facilmente e passa por cima das identidades nacionais de forma até mesmo predatória, a universalidade reconhece e partilha as diferenças entre as nações.

Globalização x universalidade - Vivemos um tempo em que a perplexidade e conseqüente inércia diante da globalização é tida como fatal por alguns. Pensamos ser necessário questionar a fatalidade do que nos pode ser tão nocivo, para não perdermos o sentido da universalidade. Enquanto a globalização desrespeita facilmente e passa por cima das identidades nacionais de forma até mesmo predatória, a universalidade reconhece e partilha as diferenças entre as nações.

A história nos mostra que desde a antigüidade os povos são capazes de trocar conhecimento e isso é essencial para a convivência e o crescimento do ser humano. Os alimentos, a música, as artes, a beleza e riquezas naturais podem ser compartilhadas e não depredadas.

Qualquer pessoa, não importa de onde venha, que goste, por exemplo, de acarajé, pode comer, pode aprender a preparar, sem que, por isto, estejamos - o Brasil - perdendo qualquer coisa; pelo contrário: cada vez que alguém escolhe nossa culinária, o Brasil fica mais rico, sem que esse alguém se torne mais pobre. Digamos, em outras palavras, que o acarajé sabe se defender.

No caso da língua, é tudo muito diferente: embora, ensinam os lingüistas, a língua tenha mecanismos de acomodação para absolutamente qualquer mundo real ou possível, o resultado desta acomodação pode não ser igualmente interessante para todos os falantes. A língua resultante pode ser mais facilmente compreensível para uns e menos compreensível para outros. Só nestes casos é que cabe providenciar para que não haja diferenças escandalosas e por essa razão o projeto de promoção e defesa do nosso idioma mostra-se necessário.

Partimos do princípio de que é essencial o fortalecimento da Língua Portuguesa e sugerimos uma colaboração entre o governo, a escola, os meios de comunicação e todos os interessados em promover o idioma. Essa é para nós a única fatalidade aceitável, a que respeita, valoriza, fortalece e preserva a nossa língua como elemento insubstituível de nossa identidade nacional.

(*) Aldo Rebelo é jornalista, deputado federal por São Paulo (PCdoB) e autor do Projeto de Lei 1676/99.