Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20010304.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/21/01 13:33:34

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOSSO IDIOMA CURIOSO E DIVERTIDO
Frutas taradas

A Etimologia é uma parte da Gramática que estuda a origem das palavras. É curioso sabermos as mudanças de forma e de significado que algumas palavras sofreram através dos tempos. Veja, por exemplo, a evolução provável desta palavra: VOSSA MERCÊ - VOSSEMECÊ - VOSMECÊ - VOCÊ. As línguas transformam-se constantemente.

Conta-se por aí uma história muito interessante sobre as palavras tara e tarado. Antigamente, tara só queria dizer recipiente ou diferença existente entre o peso líquido e o peso bruto de um produto. Assim, se comprássemos uma caixa de frutas, tara seria a caixa, taradas seriam as frutas.

Mas, vamos ao nosso caso: um rapaz atacou uma garota para se satisfazer sexualmente. Quando descobriram o crime, ele foi condenado à morte. A sentença foi cumprida, mas, antes de enterrarem o rapaz, quiseram conhecer seu peso. Pesaram o cadáver - o tarado - descontando o peso do caixão - a tara - em que ele estava.

Dizem que depois disso a palavra tara começou a significar também defeito físico ou moral, degeneração, depravação, e que a palavra tarado passou a ter o sentido de degenerado sexual, desequilibrado. E você, já foi tarado ou tarada?

Extraído de "Língua não tem osso, ouvido não tem porteira, pensamento não tem fronteira", revista SuperInteressante Jovem Especial, Editora Abril, novembro de 1990