Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/idioma/20000915.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/04/00 13:48:50

Movimento Nacional em Defesa
da Língua Portuguesa

NOSSO IDIOMA
Estrangeirismos

Os estrangeirismos foram destaque na edição de setembro de 2000 do boletim Liceu Santista em Revista, publicado pela escola Liceu Santista, que abordou o tema em editorial e na última capa. Para a publicação, o mérito do projeto apresentado no Congresso Nacional pelo deputado Aldo Rebelo "é provocar uma reflexão sobre aspectos importantes da língua, que é o código mais completo no processo da comunicação".

Reconhecendo "haver exagero no uso desnecessário de expressões estrangeiras, empregadas por modismo ou por conferir prestígio social a seus usuários", o boletim registra: "O estrangeirismo, porém, que enriquece o português e amplia o seu vocabulário, não representa 'um processo de desnacionalização da língua', porque não interfere no seu mecanismo morfossintático'".

A publicação transcreve o texto "Língua", originalmente publicado em "Gramática reflexiva: texto, semântica e interação", de William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães (Editora Atual, São Paulo, 1999, página 5):

Língua

Esta língua é como um elástico
que espicharam pelo mundo.
No início era tensa,
de tão clássica.
Com o tempo, se foi amaciando,
foi-se tornando romântica,
incorporando os termos nativos
e amolecendo nas folhas de bananeira
as expressões mais sisudas.
Um elástico que já não se pode
mais trocar, de tão gasto;
nem se arrebenta mais, de tão forte.
Um elástico assim como é a vida
que nunca volta ao ponto de partida.

Gilberto Mendonça Teles

Os alunos das 7ªs séries foram encarregados pela professora de Língua Portuguesa, Lêda Cristina Justo Felipe, de localizar em Santos lojas com nomes estrangeiros e sugerir-lhes nomes em português, com base nos critérios de som parecido em português e significado do nome. Assim, Shape in Side se tornaria "Corpo em Forma", World Tennis poderia ser "Onda do Tênis", Hot Water viraria "Ponto do Verão" e First Baby teria o nome "Bebê Sapeca":