Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/glossar/eglossp.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 
Nosso e-glossário... 
A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z
Voltar ao início
Ver códigos

page-view - página vista. Forma de contagem de acessos a um endereço eletrônico que registra cada página de determinado site visitada pelo internauta.

palmtop – pequeno computador que cabe na palma da mão, vem perdendo espaço no mercado para o notebook, um pouco maior porém com muito mais recursos.

parity check – teste de paridade, verifica se em um grupo de bits a quantidade de algarismos 1 ou 0 é par ou ímpar. O bit de paridade é o que informa se o número de algarismos 1 ou 0 é par ou impar, num grupo de bits. O parity bit e o teste servem para controlar a transmissão de dados, sendo uma das formas de garantir que os dados recebidos correspondem aos que foram originalmente emitidos.

password – o mesmo que senha, código que o usuário deve informar para que seja liberado seu acesso a um programa ou a uma rede de computação.

path – caminho. Sequência lógica usada pelo computador para localizar e executar um programa. Por exemplo, em [C:\Windows\Win.com], é indicado que o programa [Win.com] está localizado no drive C, subdiretório Windows. Portanto, [C:\Windows] é o path para o programa [Win.com].

PC = Personal Computer - computador pessoal. Designativo de uma família de microcomputadores.

PCL = Printer Control Language – método para controle da saída de fonte de texto para a impressora.

PCMCIA = Personal Computer Memory Card International Association - essa associação criou um padrão para slots de encaixe de cartões de memória (som, modems etc.). Existem dois tipos de slots: Tipo 2 (com 3 a 4 milímetros) e Tipo III (que pode receber mini-hard disks). O Tipo III pode ocupar dois slots tipo II, se montados um sobre o outro.

PDA = personal digital assistant - assistente ou agenda digital (eletrônica) pessoal.

PDV – equipamento usado para automatizar as funções de um caixa de loja (ponto de venda).

Perl = Practical Extraction and Report Language – Tecnologia desenvolvida especialmente para escrever scripts de CGI, com grande interatividade. A linguagem Perl foi originalmente criada para o Unix e depois adaptada para plataformas como DOS e Windows (a sintaxe é a mesma, porém restrições relacionadas com os sistemas operacionais impedem que um programa em Perl para um sistema seja executado adequadamente em outro). Há um site específico sobre PERL na Web.

periférico - equipamento auxiliar do computador, como impressora, mouse, monitor, modem etc.

PHP = Personal Home Page Linguagem de scripts usada para criar páginas Web dinâmicas. Disputa o mesmo mercado que a linguagem ASP, mas tem a vantagem de ser multiplataforma e compatível com muitos bancos de dados, inclusive em ambiente Linux. Há um site específico sobre PHP na Web.

pixel – abreviação de Picture Element (elemento de imagem) ou Picture Cell (célula de quadro), é o menor conjunto de pontos (célula) da tela que pode ser acessado individualmente, na construção das imagens.

placa aceleradora – circuito eletrônico especializado, destinado a desviar a execução de certas funções do processamento do computador, acelerando a execução desses cálculos e aliviando o trabalho do processador principal. Exemplo: placa aceleradora de vídeo ou para jogos com imagem tridimensional.

placa-mãe - o mesmo que motherboard, é a placa principal do computador.

plotter – traçador. Tipo de impressora em que um jogo de canetas é utilizado para traçar linhas no papel, como no desenho de uma planta arquitetônica.

plug-in - pequeno programa que adiciona uma funcionalidade ao programa principal, incorporando-se (conectando-se, plugando-se) a este após a instalação. Diferente do applet, que não permanece instalado após o término da tarefa.

plugar – neologismo com o sentido de se ligar (conectar) a uma rede como a Internet

pointer – ponteiro. Registro que contém o endereço de uma determinada localização.

PoP – Point of Presence - número de telefone que o usuário disca para ter acesso a um serviço Internet (lê-se “P of P”). 

POP = Post Office Protocolprotocolo que define como o usuário transfere e-mails entre seu computador e o do provedor de acesso Internet.

pop-up - ou popup. Sistema de menus instantâneos, que nas interfaces gráficas (como o Windows) aparecem na tela quando o usuário seleciona determinado item. O nome vem do som feito pelo estouro da pipoca (pop!). Por analogia, mensagens pop-up são mensagens instantâneas; pop-up windows são janelas apresentadas instantaneamente quandouma opção é selecionada, geralmente ficando visíveis até que o usuário deixe de pressionar o botão do mouse.

portal - página ou site na Internet que reúne todas as informações sobre um tema ou que interessem a um determinado grupo de internautas, seja na forma de vínculos para outras páginas, seja através da apresentação de conteúdo próprio.

postmaster - nome do endereço da conta de correio eletrônico do responsável pela manutenção desses serviços num servidor de correio. Quando um usuário precisa de comunicar com ele para resolver um problema, em geral pode enviar mensagem para o endereço postmaster@X (substitua X pelo nome do domínio - aquele que, no endereço eletrônico do usuário, fica à direita do sinal @). 

PostScript – padrão de linguagem de descrição de página independente de dispositivo, criado pela Adobe, para solucionar o problema de portabilidade das fontes de caracteres entre diferentes computadores. Também designa o conjunto de fontes que seguem as regras da linguagem de descrição de páginas PostScript, para uso em impressoras compatíveis com esse padrão, e que se distinguem das fontes baseadas em mapas de bits pela suavidade, detalhamento e fidelidade aos padrões e qualidade adotados no meio editorial, já que são definidas através de fórmulas matemáticas de Geometria. Veja também EPS.

ppm – pages per minute - páginas por minuto. Medida de velocidade de impressoras.

ppp = point-to-point protocol - protocolo ponto a ponto, para comunicação tipo Internet em linha serial.

printar - imprimir. Ver x-burg.

processador - ver microprocessador.

prompt – símbolo visível indicando que o computador espera uma resposta do usuário.

protocolo - conjunto de regras predefinidas (padronizadas) pela indústria de informática que permite a vários computadores ou programas estabelecerem a comunicação de dados entre si.

provedor de acesso – empresa ou entidade que gerencia um sistema de acesso à Internet, fornecendo os códigos de identificação das estações dos usuários.