Clique aqui para voltar à página inicialESPECIAL: Independência do Brasil
http://www.novomilenio.inf.br/festas/1822d.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/27/02 19:21:06

Clique aqui para voltar à página inicial

A Independência em imagens (1)

Os livros de História do Brasil apresentam em detalhes, sob variados aspectos, a descrição de como foi proclamada a Independência do Brasil. Menos comuns, porém, são as imagens, mostradas nestas páginas:

No dia 2 de setembro de 1822, o Conselho de Estado (José Bonifácio, Clemente Pereira, Martim Francisco, Gonçalves Ledo), reunido com Dona Leopoldina, tinha concluído que era necessário proclamar a Independência. Essa reunião é retratada por Georgina de Albuquerque, nesta pintura a óleo conservada no Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro:

Nascido em 1798, D. Pedro de Alcântara teve curta e movimentada existência: em apenas 36 anos de vida (faleceu no palácio de Queluz, em Portugal, em 24 de setembro de 1834), tornou-se o primeiro imperador do Brasil  (D. Pedro I) e também D. Pedro IV de Portugal. Conseguiu colocar seus filhos como sucessores no trono, nos dois países: D. Pedro II no Brasil e D. Maria II em Portugal.

Sobre ele, contou o historiador Pedro Calmon: "Considerei-o um herói precoce, que galgou a imortalidade cavalgando as grandes crises do século; por isso, justamente, O Rei Cavaleiro. As crises foram da liberdade contra o absolutismo, na América e na Europa. Aqui, rompeu com a tradição, aceitando a aclamação nacional. Lá, desligou-se do passado, tomando a causa da Constituição". Daí o fato, único no mundo, de ter seu monumento nas duas margens do Atlântico: no Rio de Janeiro, a cavalo, na Praça Tiradentes, e em Lisboa, no Rossio, ereto sobre a coluna coríntia.