Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult073b4.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/07/12 20:05:54
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - ARTACHO - BIBLIOTECA NM
Artacho Jurado (B-4)

Clique nesta imagem para voltar ao índice da obraArquiteto que com suas polêmicas obras marcou a cidade de Santos em meados do século XX, João Artacho Jurado só começou a ter seu valor reconhecido no século XXI.

Mas foi em 1996, no governo do prefeito David Capistrano Filho, que a Prefeitura de Santos determinou a impressão da obra Santos, Jurado: a ilha e o novo, de Paulo Matos e Gegê Leme, com fotos de Ernesto Papa, Gegê Leme e Centro da Memória de Santos. Com 20 páginas mais as capas, a brochura teve projeto gráfico, editoração eletrônica, fotolito e impressão da Prodesan Gráfica:

Leva para a página anterior

Santos, Jurado: a ilha e o novo

Paulo Matos - Gegê Leme

Leva para a página seguinte da série


Desenho da uso da estrutura do abrigo de bonde já existente para instalar loja de conveniência

Imagem publicada com o texto

Um conjunto edificado à beira-mar

Gegê Leme e Paulo Matos

Na estrutura, na forma e no espírito do conjunto paisagístico do Boqueirão, de autoria do também projetista Eduardo Macedo, está João Artacho Jurado. Na forma, no estilo, na ousadia das figurações.

Construída na gestão do prefeito Antonio Feliciano, a Fonte Vicente de Carvalho é o espaço arquitetonicamente mais bem elaborado da orla, o único a contar com coberturas. Sua estrutura arquitetônica mostra detalhes de uma obra da mesma época, o edifício Verde Mar, que também orientou o estilo dos abrigos de bonde ao lado, em um modelo que não se expandiu e permaneceu como marca registrada do Boqueirão.

As pilastras azuis e amarelas da Fonte sustentam duas sinuosas marquises, vazadas e em desenhos geométricos, que se abrem para os jardins. Suas formas seguem a cobertura do edifício Verde Mar. Dois tanques com jatos de água e luzes coloridas. no piso de pedras dolomitas,mosaicos portugueses (petit-pavet), surgem desenhos de polvos, caranguejos, lulas, tartarugas, peixes diversos e também figurados.

Junto aos jardins, bancos sem encosto com pequenas amebas vazadas nas suas bases de sustentação. Nos abrigos de bonde, estão também estampadas as variantes arquitetônicas de Jurado, contrapondo a limpeza modernista, com pilastras inclinadas revestidas em pastilhas atravessando o teto, formando ângulos ousados.

Largamente utilizados pelos que passeiam pelos 5,5 quilômetros de jardins da beira-mar santista, pode-se sentir que o estilo "de praia" inaugurado ali absorve as linhas e ousadias criadas por João Artacho Jurado - uma característica notada pelos seus frequentadores e vizinhos, dos mais novos aos mais antigos.

Dona Maria, 69 anos, que já trabalhou na casa de Júlio Conceição, considera o edifício Verde Mar "o mais bonito da praia" e o cenário do complexo arquitetônico, formado pela Fonte e pelos abrigos de bonde, "único".


Desenhos do novo abrigo proposto para a Ilha de Conveniências e sua implantação

Imagem publicada com o texto


Os antigos pontos de bonde da Avenida Bartolomeu de Gusmão, junto à Conselheiro Nébias

Foto publicada com o texto