Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cultura/cult073b1.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/07/12 20:05:42
Clique na imagem para voltar à página principal
CULTURA/ESPORTE NA BAIXADA SANTISTA - ARTACHO - BIBLIOTECA NM
Artacho Jurado (B-1)

Clique nesta imagem para voltar ao índice da obraArquiteto que com suas polêmicas obras marcou a cidade de Santos em meados do século XX, João Artacho Jurado só começou a ter seu valor reconhecido no século XXI.

Mas foi em 1996, no governo do prefeito David Capistrano Filho, que a Prefeitura de Santos determinou a impressão da obra Santos, Jurado: a ilha e o novo, de Paulo Matos e Gegê Leme, com fotos de Ernesto Papa, Gegê Leme e Centro da Memória de Santos. Com 20 páginas mais as capas, a brochura teve projeto gráfico, editoração eletrônica, fotolito e impressão da Prodesan Gráfica:

Leva para a página anterior

Santos, Jurado: a ilha e o novo

Paulo Matos - Gegê Leme

Leva para a página seguinte da série


Foto: Gegê Leme, publicada com o texto

Santos é ilha

David Capistrano Filho

No momento em que Santos se renova com a "Ilha de Conveniência", na perspectiva do fortalecimento turístico e do desenvolvimento econômico, a Prefeitura vem, com esta publicação, promover um resgate: das ondas de renovação estrutural e urbana ocorridas ao longo dos anos no bairro do Boqueirão.

Ainda nas comemorações do aniversário do bairro, ocorridas no recente 25 de outubro, estamos restaurando a funcionalidade dos antigos abrigos de bonde na praia, que se transformaram na "Ilha de Conveniência". No projeto dos arquitetos Nelson Gonçalves de Lima Junior e Aguinaldo Secco Junior, o mar invade a cidade - em mais uma onda de desenvolvimento.

Há quase um século, uma dessas ondas trazia o "Miramar" e o "Parque Indígena" para o Boqueirão, o maior centro de diversões da América do Sul e o maior orquidário ao ar livre do mundo.

Outra onda, há cinquenta anos, implantava no bairro a reurbanização de sua orla, através da construção dos grandes edifícios de condomínios - dentre os quais se destacou o Verde Mar, projetado por João Artacho Jurado -, acompanhados pela construção da praça da Fonte Vicente de Carvalho e dos abrigos de bonde, junto aos jardins da praia, em frente à Avenida Conselheiro Nébias, projetados por Eduardo Macedo.

O triângulo formado pelo edifício Verde Mar, a praça da Fonte e os abrigos de bonde formam um complexo arquitetônico, o mais característico da época dos anos cinquenta.

Essas construções transpiravam e transpiram a influência de João Artacho Jurado, formulador de uma arquitetura única que apresentamos nesta publicação.

Forjadora do ambiente humano, a arquitetura foi sempre elemento fundamental na construção da sociedade, retratando sua evolução e suas relações sociais e econômicas. Esta história, que trazemos aqui, traduz um dos grandes momentos vividos por esta terra de todos os santos, os "anos dourados", nas comemorações dos seus 450 anos.

David Capistrano

Prefeito Municipal

 


David Capistrano Filho

Foto: Ernesto Papa, publicada com o texto