Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lore0602.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/31/06 22:49:03
Clique aqui para voltar à página inicial da EMEF Lorena
EMEF "Bernardo José Maria de Lorena" - IMPRENSA
Lorena na Imprensa - atividades

[31/5/2006]
Integrando, com várias outras escolas cubatenses, o Projeto Ecoviver, a EMEF. "Lorena" participou de sorteio realizado durante a cerimônia de lançamento do projeto, dia 30 de maio de 2005, nas instalações montadas na Praça dos Emancipadores, defronte ao Paço Municipal. E ganhou um conjunto de lixeiras ecológicas, para separação dos detritos a serem reciclados. O lançamento do projeto foi assim divulgado para os meios de comunicação, pelo Departamento de Imprensa da Prefeitura de Cubatão:
 

Representantes das escolas sorteadas, com o representante da Ecovias: à direita, a professora Ivany Aparecida Nascimento, orientadora educacional da EMEF. "Lorena"
Foto: Aderbau Gama/Depto. de Imprensa/PMC

Cidade
Projeto Ecoviver é inaugurado em Cubatão

Próxima cidade é Santos, em 6 de junho

"Cubatão hoje é a cidade para a qual tantas empresas, até estrangeiras, estão com suas lunetas apontadas. Tem história, tem gente talentosa, um grande pólo industrial, um lado triste (a questão da periferia) que estamos trabalhando para resolver, e está inserida no contexto do desenvolvimento econômico. Cubatão é a bola da vez na recuperação ambiental. O que a EcoRodovias está nos mostrando hoje é que precisamos continuar esse trabalho de amor ao meio-ambiente, para sermos uma cidade feliz e o exemplo da recuperação ambiental. É exatamente disso que precisamos, de parceiros que tragam ensinamentos, principalmente na gestão ambiental do município".

Esse foi, em síntese, o pronunciamento do prefeito Clermont Silveira Castor, na inauguração (na noite de terça-feira, 30/5) do Projeto Ecoviver, instalado defronte ao Paço Municipal pela EcoRodovias, e que nas próximas semanas percorrerá outras cidades paulistas e paranaenses. Ele acrescentou: "A EcoRodovias está demonstrando que vai ser uma parceira importante do município, começando com um assunto importantíssimo para nós, que é o meio-ambiente. Temos que educar a moçada, ensinar-lhe que ecoviver é viver em paz com o meio-ambiente".

Na cerimônia, o representante da EcoRodovias, Marcelino Rafart de Seras,  destacou que cerca de 80 mil pessoas serão envolvidas no projeto Ecoviver, que representa uma continuidade da política de sua empresa, de responsabilidade social e empresarial, já demonstrada com a campanha pelo uso adequado das passarelas de pedestres, que em 2005 reduziu em 27% os casos de atropelamentos nas rodovias. Considerando que "eco" vem do grego "oikos" (casa), e que a EcoRodovias entende o meio-ambiente no entorno das rodovias como a sua casa, Marcelino observou que a questão do lixo vem se tornando crucial, sendo necessário empregarmos os "3 Rs" - Reduzir, Reutilizar, Reciclar – para chegar a um "R" maior ainda, de Respeito à natureza e à vida.

Além do caminhão especialmente preparado, o projeto itinerante e interativo Ecoviver conta com barracas para a realização de atividades lúdicas, que foram percorridas pelo prefeito cubatense, representantes da empresa promotora, secretários municipais e outras autoridades. Foram exibidos vídeos sobre as atividades da EcoRodovias e o projeto Ecoviver. No caminhão, decorado com produtos reciclados, apresentou-se a banda Bate Lata, cujos componentes - crianças e adolescentes que residem na periferia de Campinas -, tocam instrumentos criados com sucata, canos de PVC e latas, entre outros objetos. Eles apresentaram músicas de Milton Nascimento, Chico Cesar, Djavan, Moska, Lenine e Caetano Veloso, entre outras incluídas em seu eclético repertório.

Ocorreu ainda um sorteio de um conjunto de lixeiras sinalizadas para separação de material reciclável, para cinco das escolas participantes do projeto Ecoviver, e que serão entregues à Emef. "Bernardo José Maria de Lorena", à Emef. "Júlio Conceição", à Emei "Estado de São Paulo", à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e à Emei. "Elza Silva dos Santos".

Na quarta-feira, começou a visitação do espaço Ecoviver pelos escolares cubatenses (até sete grupos de 100 crianças por dia), com o funcionamento rotativo das oficinas das 8h30 às 19h05, que prossegue até sexta-feira, quando também haverá palestra com educadora, para os professores. No sábado, o local é aberto à visitação da comunidade (prevendo-se a visita de cerca de 3.000 pessoas), incluindo a apresentação teatral "O Lixão" pela manhã e o espetáculo da banda Bate Lata à tarde. O esquema é semelhante para as demais cidades programadas: Santos (6 a 10/6), Guarujá (13 a 17/6), Diadema (20 a 24/6), São Bernardo do Campo (27/6 a 1/7), Curitiba (1 a 6/8), Paranaguá (8 a 13/8) e São José dos Pinhais (15 a 20/8).


Representantes das escolas sorteadas, da Ecovias e da Prefeitura, no lançamento do Ecoviver
Foto: Aderbau Gama/Depto. de Imprensa/PMC

O projeto - Promover a educação ambiental, principalmente entre crianças e jovens, usando manifestações culturais e técnicas de arte-educação como ferramentas lúdico-pedagógicas, é o objetivo do projeto itinerante Ecoviver, que compreende duas etapas: a visitação às cidades, até agosto, e um projeto na rede escolar, de agosto a dezembro.

Junto ao caminhão-palco, usado para apresentação de espetáculos musicais e teatrais com temas ligados ao meio-ambiente, são montadas tendas que abrigam um conjunto de cinco oficinas de jogos interativos, abordando as questões ecológicas. O trabalho itinerante se completa com palestra noturna para os educadores, distribuição de material informativo para as crianças, palestra de apresentação do projeto autoridades e educadores (na abertura da Estação em cada cidade), e os espetáculos aos sábados.

As oficinas de jogos interativos empregam o modelo construtivista, com cinco jogos educativos e interativos: "Trilha do lixo" (em que as crianças são os piões, andando por um tabuleiro gigante conforme a pontuação dos dados e seguindo instruções para avancar ou recuar algumas casas da trilha); "Eu conto" (em que cartas de baralho com diversos temas relacionados ao meio-ambiente são usadas para estimular a criança a criar uma história relativa ao tema sorteado); "Cineminha cultural" (animação em filme DVD sobre educação ambiental); "Separação" (quebra-cabeças em que as crianças precisam separar os materiais recicláveis para conseguir montá-lo) e "Jogo da Pintura" (grandes painéis para as crianças representarem suas impressões sobre um tema dado pelo monitor, por meio de um grande desenho, que após os painéis as crianças levam para suas escolas).

No sábado, é apresentado o espetáculo teatral "O lixão", pelo Grupo Pasárgada, sobre uma montanha de lixo que surge entre dois prédios de apartamentos, provocada pelo desleixo dos moradores, e como isso altera as relações entre eles, até que resolvem tomar uma providência. À tarde, ocorre o espetáculo musical do grupo Bate Lata.

Na segunda etapa do projeto, denominada Ecoviver nas Escolas, busca-se "incentivar os alunos e professores a assumir uma posição de protagonistas na busca e recomendação de alternativas para as questões ambientais encontradas, passando a ser agentes de transformação dentro de suas comunidades".

Haverá uma feira de apresentação dos trabalhos em cada escola, e os três melhores selecionados no concurso local participarão da fase final, quando serão escolhidos os melhores, durante um seminário com a participação dos grupos, da comissão da Ecovias e dos secretários de educação e diretores das escolas finalistas de todas as oito cidades.

Departamento de Imprensa  31/5/2006
Tel.: (13) 3362-6124/6462/6316/6317 -  Fax: (13) 3362-6123
20060531CPMEcoviver.doc  – Zanza 2


Estudantes cubatenses participam de uma das atividades do Projeto Ecoviver
Foto: Aderbau Gama/Depto. de Imprensa/PMC