Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lore0517.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/17/05 23:10:17
Clique aqui para voltar à página inicial da EMEF Lorena
EMEF "Bernardo José Maria de Lorena" - IMPRENSA
Lorena na Imprensa - atividades

[17/nov/2005]
As comemorações pelo trigésimo aniversário da escola foram tema deste informe à imprensa, da jornalista Maria Cecilia de Souza Rodrigues, distribuído pela Prefeitura Municipal de Cubatão em 17/11/2005:
 
Emef Lorena comemora 30 anos com caldo verde e forró aberto ao público

Cultivo de hortaliças e criação de peixes, esportes variados, banda musical e computação mostram que a Escola atinge sua melhor forma 

Com práticas interdisciplinares (que envolvem seis canteiros de hortaliças e ervas medicinais e tanque para peixes); escolinhas de caratê, handebol e futsal; laboratório de computação e banda musical; a Emef Bernardo José Maria de Lorena chega aos 30 anos em seu apogeu. Alunos, seus familiares, professores e funcionários vão festejar a data com a Noite dos Caldos. A animação ficará por conta de forró, em telão, no sábado (19/11), a partir das 19 horas. Os convites  estão à venda por R$ 6,00 e o número é limitado. A estimativa é de que atraia 200 pessoas.

"Quem estiver interessado pode adquirí-los com a professora Ana Maria", disse a assistente de direção Selma Maria Andrade de Oliveira, na organização do evento. Especificou o cardápio: "serão servidos além de caldo verde, caldos de mocotó, de feijão e de peixes". Segundo ela, a verba arrecadada será revertida em favor da Associação de Pais e Mestres (APM) e, como de costume, utilizada para benefícios na Escola. A comemoração cívica será restrita aos alunos, na sexta-feira (18/11), com a execução às 8 horas dos hinos Nacional, de Cubatão e da Escola. 

Dar o peixe e ensinar - O diretor Ivan Halajko aproveitou para falar da Escola, que conta nos três períodos com 2.870 alunos. Uma das novidades é o projeto para que a piscicultura existente no local possibilite abastecer a merenda escolar. "Para isso, estamos aguardando parcerias", disse o diretor. "A longo prazo, nossa experiência deverá ser estendida a outras unidades da rede municipal", previu. 

O projeto originou-se de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) - Aspectos econômicos, sociais e ecológicos da piscicultura e proposta de desenvolvimento de cultivo de tilápia nilótica (Oreochromis nilotius) - apresentado em 2004, na Faculdade de Ciência e Tecnologia da Unisanta, elaborado por Victor Fernandes Borges e André Ricardo Sanches. A piscicultura é por ele considerada ferramenta de educação ambiental e alimentar.

Mais instrumentos - Conforme o diretor, também está nos planos da Escola a aquisição de instrumentos de sopro, para a banda musical que conta com 54 componentes de 12 a 22 anos, além de 40 integrantes, de 9 a 22 anos, da linha de frente. Esses dois grupos de participantes são respectivamente comandados pelos regentes Rodrigo Custódio Simões e Thiago Caetano e pela coreógrafa Karina Teixeira. 

Mais um motivo de orgulho de funcionários e alunos é a Academia de Karate Seigo Dojo Lorena, que vem se destacando em competições oficiais brasileiras, tanto nas modalidades kata (luta) como na kumite (treino). "Além de importantes vitórias nos torneios regionais em 2004, a equipe já se classificou para o Campeonato Brasileiro, integrando a equipe da Federação Paulista de Caratê", disse. A partir deste ano, a Emef passou a contar também com escolinhas de handebol e de futsal.

Ao lado de outras escolas municipais, a Emef Lorena conta também com Laboratório de Informática, constituído por oito mesas alfabéticas do Sistema Positivo. Os equipamentos foram instalados numa sala de aula especialmente adaptada, com acesso à Internet e permitindo o uso em rede local, dispondo ainda de biblioteca de programas educacionais em CD-ROM. Fora a inclusão digital, os recursos multimídia também permitem o reforço escolar.

História - A Emef Lorena foi criada pelo Decreto 2.780/75 e inaugurada em 19 de novembro de 1975. Seu nome homenageia o Conde de Sarzedas, que entre outras obras criou a Calçada do Lorena, a primeira estrada pavimentada do Brasil, ligando Cubatão a São Paulo. A Escola chegou a ser dividida em três unidades de ensino, com o mesmo nome, situadas em lugares diferentes (como a instalada na Vila Henry Borden) até obter as instalações atuais em prédio anteriormente ocupado por um Pronto Socorro.

A Emef Lorena fica na Avenida Nossa Senhora da Lapa, 785, Vila Nova. O telefone é 3372-3931. O site, http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lorena.htm.