Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/lore0418.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 06/28/04 18:25:37
Clique aqui para voltar à página inicial da EMEF Lorena
EMEF "Bernardo José Maria de Lorena" - IMPRENSA
Lorena na Imprensa - atividades

[28/jun/2004]
Alunos são premiados em concursos

Estudantes da EMEF. "Lorena" vêm sendo premiados em diversos concursos regionais, como o de "Prevenção de Acidentes no Lar" e o relativo aos "Manguezais". E ainda, em 25/6/2004, durante os Jogos Colegiais de Cubatão, Luana carvalho e Deise Lima Pamponet obtiveram o 1º lugar feminino em xadrez infantil.

Manguezais - No dia 4/6/2004, o aluno Caio César da Silva Arantes venceu o concurso de desenho sobre o tema "Manguezais", promovido durante a Semana do Meio-Ambiente de 2004 pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Secretaria do Meio-Ambiente (Semam) de Cubatão, com a participação de estudantes das escolas municipais de Educação Infantil e de Educação Fundamental do município de Cubatão.

Os participantes deveriam elaborar painéis sobre a fauna e flora dos manguezais de Cubatão, os propágulos, as diferenças entre caranguejos machos e fêmeas, ou ainda sobre a distribuição dos manguezais no mundo. 

A intenção do concurso era que os estudantes usassem nesses trabalhos a experiência obtida durante visita monitorada ao Parque Ecológico Cotia-Pará, dentro do objetivo de levar o aluno a interagir com os ecossistemas da Costa da Mata Atlântica, enxergando "não com a visão, mas com o coração, este meio-ambiente - que, com certeza, tem um vislumbramento diferenciado após o trabalho continuado dos professores e monitores, quer da rede de ensino, quer do NEA", conforme explicou o folheto da promoção.


O desenho de Rafael Queiroz da Silva Brito foi premiado com o segundo lugar

Bombeiros - Dois alunos da EMEF. "Lorena" obtiveram classificação no concurso cultural "Prevenção de Acidentes no Lar", categorias Desenho e Redação, promovido pela Polícia Militar/Bombeiros: Rafael Queiroz da Silva Brito, da 3ª série A-4, ficou em segundo lugar em Desenho, enquanto que Jaiamerson Matias dos Santos Carvalho, da 7ª série B-5, ficou em terceiro lugar em Redação. 

Acompanhados dos pais e de representante da escola, eles participam da solenidade militar de premiação, a se realizar no dia 1/7/2004, a partir das 10 horas, quando as respectivas medalhas e troféus, bem como os certificados, serão entregues no auditório da universidade Unimonte (Av. Senador Feijó, 340, 3º andar, em Santos/SP).

O concurso foi aberto à participação de todos os alunos das escolas de Ensino Fundamental da Baixada Santista, podendo cada escola inscrever um desenho e uma redação. 

A redação de Jaiamerson:
 

Recado dado!

Mortos, feridos, sangue derramado, medo, trauma...

Tudo isso por acidentes, muitas vezes por não haver tomado simples providências!

Precisamos tomar conhecimento sobre algumas coisas que às vezes pensamos não ser nada.

Num simples fechar a boca do gás, no ato de esconder o álcool e colocar o isqueiro e os fósforos em lugar de difícil acesso, estamos evitando um acidente em que na maioria dos casos as vítimas têm em torno de cinco ou seis anos de idade..., aquela fase em que a criançada mexe em tudo, descobre coisas novas, que não são tão novas para nós, mas para eles...

Você deve ter alguma experiência na sua família: alguma explosão, uma séria queimadura, ou até mesmo você pode ter sofrido algo assim, ou seus vizinhos, amigos. Você pode comprovar: foi uma "mancada". Quem sabe deixou o cabo da panela virado para o lado de fora do fogão e a criança, que não conhece, não sabe; quer ver, experimentar; foi lá e...; a panela, o seu conteúdo caiu sobre ela.

Foi "bobeira": não protegeu os plugs de energia elérica, a criança chegou, rodeou, colocou o dedinho.

"Pisou na bola": você saiu para trabalhar e deixou seus filhos pequenos em casa, você mora em lugar de difícil acesso, um lugar onde você sabe que tem muita facilidade de cair chuva e provocar enchentes. Quando chegou em casa à noite, já tudo se passou. Estranhou tudo, as coisas fora do lugar, quando se lembrou...

"Ah, meu Deus! Cadê meus filhos!?"

Esses são só alguns exemplos essenciais, conhecidos por todos nós. Sabemos que existem muitos outros, mas estes são aqueles que acontecem com 95% da população dentro de casa.

Chega, acabou.

Vamos mudar isso tudo de uma vez por todas; influenciando as pessoas a tomar conhecimento.

Não vamos deixar que aconteçam conosco primeiro para só aí tomar providências.

Esta é a hora de sair e fechar a boca do gás; esconder o álcool e colocar o isqueiro e os fósforos lá em cima, escondidos; colocar o cabo da panela virado para o lado de dentro do fogão; proteger os plugs de energia elétrica; deixar as crianças com alguém conhecido e de confiança, um vizinho talvez.

Vamos evitar o sofrimento.

Meu recado está dado!