Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch113a.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 05/07/09 09:03:23
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - Lazer
Pesca fluvial cresce na cidade (1)

Leva para a página anterior

O texto a seguir foi publicado na edição de 1º de maio de 2009 do jornal Cidade, de Cubatão, com ilustração e chamada na primeira página e a matéria na página 8:

ISSO NÃO É HISTÓRIA DE PESCADOR - Já vai longe o tempo em que o Rio Cubatão era considerado um rio morto, por excesso de poluentes industriais. Há duas semanas, dezenas de pescadores, de vários pontos do Estado, vieram participar do torneio de pesca realizado anualmente no curso de água, durante a Semana Santa. Eles se surpreenderam com a quantidade e a qualidade do pescado e, também, com as habilidades dos ribeirinhos cubatenses na captura das espécimes

Foto publicada com a matéria

 

Rio Cubatão é procurado por pescadores de várias regiões

Há pouco mais de duas décadas, ele era um rio morto, por causa da poluição industrial. Hoje, o Rio Cubatão é procurado por pescadores de vários pontos do Estado. Isso foi comprovado recentemente, no feriado de Tiradentes (dia 21), quando foi realizado o IV Torneio de Pesca, que já faz parte do calendário oficial da cidade. O evento contou com a participação de 120 pescadores vindos de toda a região da Baixada Santista e também das cidades de São Paulo, São Bernardo e São José dos Campos.

"Mesmo não tendo condições climáticas favoráveis, o evento foi um sucesso", disse o presidente da Sociedade Amigos do Centro, Mariozan de Souza. O jovem Rodrigo Martins foi o primeiro competidor a pescar um peixe. Já o pescador José Nunes garantiu o maior peixe na competição, medindo 38,5 cm, e como prêmio ganhou um troféu e uma bicicleta. Foram sorteados ainda entre os competidores duas bicicletas e kits de pesca. As mulheres participantes foram homenageadas e receberam troféus.

O secretário de Esportes e Lazer, José Moraes Lucas, disse que eventos como esses são importantes para divulgar o esporte e também para promover a confraternização entre os praticantes.

O evento contou ainda com a arrecadação de 120 quilos de alimentos não perecíveis, que foram doados ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão. Os organizadores agradecem à Secretaria de Esportes e Lazer de Cubatão (Semes), Cursan e aos colaboradores da Sociedade Unidos do Centro.

Antes, um rio morto, devido à poluição; hoje, uma área de lazer para pescadores daqui e de fora

Foto: Dilson Mato Grosso/Departamento de Imprensa/PMC, publicada com a matéria

 

Foto: Dilson Mato Grosso/Departamento de Imprensa/PMC, em 21 de abril de 2009

Leva para a página seguinte da série