Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch088b.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 12/19/04 11:32:59
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO
A chegada dos fertilizantes (2)

No final da década de 1960, o município cubatense começava a contar com um novo setor industrial: o dos fertilizantes, inaugurado com a instalação da Ulrafértil. Nessa época, o Brasil começava uma fase de rápido crescimento econômico, sob o regime militar, que tinha como principais metas econômicas a substituição das importações e o incentivo à agroindústria. Décadas depois, consolidado esse novo pólo industrial, o 35º aniversário do terminal marítimo era assim registrado, em matéria de 26 de julho de 2004 publicada na página Indústria - produzida pela Ciesp/Cubatão -, inserida no jornal santista A Tribuna:


Inaugurado em 28 de julho de 1969, o terminal...
Foto: divulgação, publicada com a matéria

FOSFERTIL
Modernidade e segurança nos 35 anos do Terminal Marítimo

O píer do terminal tem 177 metros de comprimento

O Terminal Marítimo da Fosfertil (antiga Ultrafértil) completa esta semana 35 anos de operação. Inaugurado em 28 de julho de 1969, o terminal é hoje um dos mais modernos do mundo na movimentação de fertilizantes e enxofre, graças a uma política de investimentos e atualização tecnológica que alicerça sua competitividade não só em produtividade e qualidade, mas também em segurança e preservação ambiental.

Localizado no município de Santos, mas inserido no Pólo Industrial de Cubatão, o terminal é composto por um píer de 177 metros de comprimento e 12,5 metros de profundidade, que permite a ancoragem de navios com peso total de até 67 mil toneladas. Possui ainda um ramal ferroviário com 7 km de linhas, que fazem a interligação com a malha ferroviária externa.

A atual configuração do Terminal Marítimo é resultado de um amplo projeto de modernização e ampliação, realizado em 2001. Com investimentos de US$ 53 milhões (35% dos quais destinados à segurança e à preservação ambiental), o Terminal Marítimo teve sua capacidade de movimentação aumentada para 2,3 milhões de toneladas anuais de fertilizantes e enxofre, entre outras melhorias.

ISPS Code e ISO 9001 - Uma recente conquista do Terminal Marítimo foi a obtenção da Declaração de Cumprimento dos princípios do ISPS Code - Código Internacional para Proteção de Navios e Instalações Portuárias. Conjunto de medidas de prevenção estabelecido pela Organização Marítima Mundial, o ISPS Code tem sua implantação no Brasil coordenada pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis (Comportos), órgão composto pelos ministérios da Justiça, Defesa, Fazenda, Relações Exteriores e Transportes.

Para cumprir o ISPS Code, o Terminal Marítimo reformulou os procedimentos de acesso às suas instalações e aprimorou os serviços de monitoramento e vigilância. Entre as melhorias implementadas, destacam-se a criação da Sala de Monitoramento, de onde a vigilância pode observar, a partir de 13 câmeras, todos os acessos e principais pontos do Terminal, e a instalação de um novo sistema de alarmes sonoros e de catracas eletrônicas na entrada do terminal e no acesso ao píer.

Certificado com a ISO 9001:2000 em dezembro de 2003, pela BSI (British Standard Institute), a maior e mais antiga entidade certificadora internacional, o Terminal Marítimo teve validada a implementação de seu Sistema de Gestão da Qualidade para a prestação de serviços de descarga, armazenagem e expedição de granéis sólidos e líquidos.


...é hoje um dos mais modernos do mundo em sua especialidade
Foto: divulgação, publicada com a matéria