Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch014o.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/08/08 23:08:02
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
HISTÓRIAS E LENDAS DE CUBATÃO - Poluição
O vale da morte e da vida (15)

Leva para a página anterior

Os resultados exemplares obtidos por Cubatão em termos de recuperação ambiental renderam prêmios e destaque inclusive na comunidade internacional. Tais fatos foram assim registrados pelo jornal santista A Tribuna, em 21 de dezembro de 2007 (caderno Indústria, página E-4):


Conheça os lugares mais poluídos do mundo

Infografia publicada com a matéria

1 - Sumqayit, no Azerbaijão - herdeira do legado tóxico da indústria soviética. Os 275 mil habitantes dessa cidade convivem com uma forte contaminação de metais, petróleo e produtos químicos. A população tem um número de 22% a 51% maior de casos de câncer que os habitantes do resto do país, e seus filhos sofrem de uma gama de complicações genéticas, de retardo mental a doenças nos ossos provocada por cerca de 12 mil toneladas de emissões nocivas que eram despejadas por ano, incluindo mercúrio e por resíduos industriais sem tratamento.

2 - Chernobyl, Ucrânia - Em conseqüência da liberação de partículas radioativas no maior acidente nuclear da história, afetando até 5,5 milhões de pessoas e levando a um grande aumento dos casos de câncer da tireóide. Os 300 mil habitantes da cidade têm uma das menores expectativas de vida no mundo, devido ao refugo injetado diretamente no solo. A longevidade média mal chega aos 45 anos.

3 - Kabwe, Zâmbia - A segunda maior cidade do Sul da África está contaminada por resíduos das minas de chumbo que funcionaram até 1987. Esse metal pesado pode causar danos ao cérebro e ao sistema nervoso em crianças e fetos. O nível de chumbo no sangue das crianças geralmente é superior a 50 microgramas por decilitro, e em alguns casos, maior que 100 mcg/dl.

4 - La Oroya, Peru - Os 35 mil habitantes dessa pequena cidade peruana também estão afetados pela exploração de minas de chumbo, zinco e cobre da Doe Run, uma empresa de mineração americana.

5 - Linfen, China - Os três milhões de moradores de Linfen, onde há minas de carvão, sufocam com a poeira e bebem o arsênico proveniente do combustível fóssil.

Conforme o Ministério Público, apesar do grande avanço obtido pela Cetesb em Cubatão, especialmente no que se refere à poluição do ar, ainda existem problemas a serem enfrentados na região, como a contaminação existente no estuário de Santos e os passivos ambientais representados pelas várias contaminações do solo e dos lençóis freáticos.

Na América Latina, ainda são citados pelo Blacksmith Institute a Cidade do México, pela poluição atmosférica, duas minas no Peru e a bacia Matanza-Riachuelo, na Argentina.


MEIO-AMBIENTE - Prêmio destaca recuperação

Cubatão é premiada por controle de poluentes

Da Redação

Conhecida no passado como Vale da Morte, o pólo industrial de Cubatão mantém sob controle todas as suas fontes de emissão de poluentes do ar, águas e solo desde o final da década passada, segundo a Cetesb. E, como resultado desse programa de controle, a cidade continua recebendo prêmios.

O mais recente foi entregue ao prefeito Clermont Castor pelo Instituto Internacional Socio-ambiental Chico Mendes. A entidade destacou a Cidade dentro da proposta "promovendo ações que valem a vida", pelos trabalhos que as indústrias, a Cetesb e a Prefeitura vêm realizando em termos de educação ambiental e recuperação ecológica.

A solenidade foi realizada no clube Monte Líbano, na capital paulista. O prefeito estava acompanhado pelo secretário municipal do Meio-Ambiente, Eduardo Silveira Bello; pela presidente do Fundo Social de Solidariedade, Glória Lúcia Rafael Castor; pela secretária chefe de gabinete, Clerlu Castor Figueiredo; e pelo secretário do Planejamento, Carlos Marques.

FRASES

"As ações de controle ambiental desenvolvidas pelas indústrias servem atualmente como referência para o mundo"

"Fizemos um grande esforço de recuperação do meio-ambiente e agora esperamos o respeito e reconhecimento internacional dessa nova realidade"

Clermont Castor, prefeito de Cubatão

Exemplo - Segundo os apresentadores da cerimônia, Fernando Vanucci, Milena Ceribellie Sheila Mello, Cubatão já havia sido destacada na Eco-92 (realizada em 1992 no Rio de Janeiro) como um exemplo mundial de recuperação ambiental. Foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas como o Vale da Vida.

"As ações de controle ambiental desenvolvidas pelas indústrias servem atualmente, sob orientação da Cetesb e cobrança da comunidade, como referência para o mundo", lembra o prefeito.

De acordo com ele, "os cubatenses já sofreram muito com a poluição ambiental. Mas fizeram um grande esforço de recuperação do meio-ambiente e agora esperam o respeito e reconhecimento internacional dessa nova realidade".

Agenda 21 - O prêmio socio-ambiental Chico Mendes procura revelar exemplos nos variados segmentos da sociedade, dentro das diretrizes da Agenda 21.

O Instituto é uma organização não governamental de pesquisa e responsabilidade sócio-ambiental, instalada em Quatro Barras/PR e na capital paulista, batizada com o nome do seringueiro da Amazônia Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes.

Segundo o secretário de Meio-Ambiente, Eduardo Silveira Bello, Cubatão foi indicada ao prêmio por causa de suas ações de educação ambiental, reflorestamento de áreas degradadas e melhorias nos parques ecológicos.


O prefeito Clermont Castor
Foto: Marcos Toledo, publicada com a matéria

Leva para a página seguinte da série