Clique aqui para voltar à página inicialhttp://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto015.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 09/01/03 23:14:30
Clique aqui para voltar à página inicial de Cubatão
CUBATÃO DE ANTIGAMENTE
Hospital de Cubatão: os planos em 1970
Em 1970, o prefeito Aurélio Araújo divulgava no livro Cubatão Ontem e Hoje, um Marco do Desenvolvimento (editora Hallison Publicidade Ltda., S.Paulo/SP) os planos do novo Hospital de Cubatão, em fase de construção nessa então "área de segurança nacional" (como citado nas placas de obras), mostrando uma foto da obra...

 e o projeto arquitetônico:

Cita o referido livro:

"Um ano de administração modelar
(...) 5 - Saúde

Hospital:

Uma das maiores preocupações da atual administração é a criação de um hospital em Cubatão.

A administração anterior desapropriara um nosocômio em construção. Após longos estudos, nesta gestão, o prédio foi doado à Santa Casa de Misericórdia de Santos, que vai instalar um hospital com 202 leitos.

Toda a experiência adquirida pelos administradores da Santa Casa de Santos servirá para que o Hospital de Cubatão goze das mais modernas técnicas e equipamentos. Contará com diversos departamentos, destacando-se: pediatria, emergência, maternidade, seção de queimaduras, cirurgia, clínica médica etc. Todos os indigentes de Cubatão serão atendidos pelo hospital.

A Santa Casa já iniciou seus serviços neste Município, através de atendimentos nos prontos-socorros, começando pelo Pronto-Socorro de Vila Parisi.

Brevemente, o Hospital de Cubatão será uma realidade.

(...)

Futuro Hospital de Cubatão

Quando o Hospital de Cubatão, um dos mais bem equipados do país, for inaugurado, o Centro Cirúrgico da Santa Casa ficará aliviado, pois aquele hospital também tratará os casos cirúrgicos com a mesma eficiência do hospital de Santos.

O Centro Cirúrgico da Santa Casa é um dos maiores da América do Sul. Mais de 60 intervenções são realizadas diariamente naquele setor, que conta com 90 funcionários e atende toda a Baixada Santista. São realizadas ali duas e meia operações por hora, durante todo o dia.

Para efeito administrativo, o Centro Cirúrgico está dividido em três grupos: o cirúrgico propriamente dito, o de material e o de recuperação. O primeiro tem 10 salas de cirurgia geral, 3 de oftalmologia, 2 de otorrinolaringologia e 1 para traumatologia. O grupo de materiais encarrega-se dos instrumentos cirúrgicos: luvas, roupas, gases, fios, esterilizações etc. O grupo de recuperação zela pelos recém-operados com recursos necessários à neutralização dos efeitos anestésicos e outros traumas que possam surgir eventualmente. Esse grupo será ampliado em breve, com mais uma sala.

No mesmo livro, esta foto de 1970 das obras do Centro de Saúde Integrado de Cubatão:

QR Code - Clique na imagem para ampliá-la.

QR Code. Use.

Saiba mais