Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano99/9909aing.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 7/9/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/05/00 11:03:48
110 ANOS
Clube dos Ingleses vai do críquete ao videogame e cria página Web 

SAC também lança CD-ROM com a primeira parte de sua história

Desde 16/2/1867, a ferrovia da inglesa S. Paulo Railway Company trazia o café do interior paulista para os trapiches do porto de Santos, que teria seu primeiro trecho de cais inaugurado logo depois (em 2/2/1892) com a atracação do Nasmith, vapor da também inglesa Lamport & Holt. A arquitetura inglesa, usando e abusando do ferro trabalhado e dos tijolos aparentes, já dominava o cenário, e a sensação nas altas rodas sociais era o críquete (anos depois substituído por outro jogo criado na Inglaterra - o futebol), junto com o golfe e as partidas de tênis. Falar inglês já era moda - mas com sotaque britânico. Os santistas exportavam café, mas era chá o que tomavam. Nesse contexto é que, em agosto de 1889, um grupo de jogadores de críquete resolveu fundar o Santos Atlético Clube (SAC), mais conhecido como Clube dos Ingleses.

110 anos depois, os jovens sócios do clube (neste local, mais que justificadamente chamados de kids...) vão ganhar dia 12/9/1999 um novo espaço para jogos... - de videogame. A intenção da atual diretoria é, ao mesmo tempo em que resgata a história do clube e da comunidade santista, abrir um espaço especial para esses kids se familiarizarem com os jogos eletrônicos, vídeos e (em estudos) os computadores e a Internet.

O próprio clube está ganhando seu espaço na rede mundial de computadores, com a criação do site que, segundo a diretora de Patrimônio Histórico, Viviane Comitre Gibertoni, visa não apenas lembrar as histórias do passado mas também promover maior integração (também via Internet) dos sócios com o clube e entre eles, bem como entre o clube e a comunidade.

Que é, aliás, marca de uma associação que, ao se instalar no bairro do José Menino, provocou o desenvolvimento do bairro, como é lembrado no primeiro CD-ROM de uma série de dois em que está sendo contada a história do clube e da cidade nestes 110 anos. Distribuído aos sócios, deverá em breve ser disponibilizado para os interessados na secretaria do clube. A segunda parte desse trabalho de pesquisa histórica e sócio-econômica deve estar concluída nos próximos meses.

Site – Na Web desde 8/1999, o site dos Ingleses ainda está sendo completado, com novas seções surgindo todos os dias. Além dos estatutos e do regimento do clube, da agenda de atividades, organograma e diretoria da entidade, já está disponível na rede parte da pesquisa histórica (haverá também um painel com fotografias e um espaço com depoimentos - inclusive de não-sócios - sobre a história do clube), o quadro de avisos e o mural social. A seguir, serão criadas páginas com relatório de obras, jornal esportivo e boletim informativo.

O espaço Kids inclui mural fotográfico, página de futebol society e quadro de avisos, já prevendo espaço também para um correio entre os associados e para os agitos de final de semana.