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*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 15/6/1999.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:15:11
Bips 

Aversão a baunilha – Está circulando por correio eletrônico um curioso texto intitulado "A Importância do Cliente", que todo comerciante e prestador de serviços deveria ler, e chegou a Informática através do Marcos Antonio Geraigire: 

"Não importa quão louco você possa achar que alguns de nossos clientes possam ser, eles podem estar certos. Uma queixa foi recebida pela Divisão Pontiac da General Motors. Veja o que aconteceu:

"'Esta e a segunda vez que eu escrevo a vocês e não os culpo por não me responderem, porque eu posso parecer louco, mas o fato é que nós temos a tradição em nossa família de ter sorvete como sobremesa toda noite após o jantar. Mas o tipo de sorvete varia. Então toda noite, após termos jantado, toda família vota em um sabor de sorvete e eu me dirijo até a loja para comprá-lo.

"'Recentemente comprei um novo Pontiac e desde então minhas idas à loja têm sido um problema. Veja você, toda vez que eu compro sorvete de baunilha, quando eu volto da loja para minha casa o carro não funciona. Se eu levo qualquer outro tipo de sorvete, o carro funciona bem. Eu quero que você saiba que estou sendo sério em relação a esta questão, não importa quão tola ela pareça: O que acontece com o Pontiac que o faz não funcionar quando eu compro sorvete de baunilha, e funcionar toda vez que compro outro sabor?'"

A pista – "O presidente da Pontiac ficou sem compreender a carta, mas enviou um engenheiro para checar o assunto. Este ficou surpreso por ter sido recebido por um senhor até bem sucedido, muito educado e de bons relacionamentos.

"Ele então combinou de encontrar o homem logo após o jantar. Os dois entraram no carro e se dirigiram até a loja de sorvetes. Naquela noite, foi escolhido o sorvete de baunilha, certo o bastante de que depois que retornassem ao carro, ele não iria funcionar. O que efetivamente aconteceu.

"O engenheiro retornou por mais três noites. Na primeira noite, o homem escolheu o sabor chocolate. O carro funcionou. Na segunda noite ele escolheu morango. O carro funcionou. Na terceira noite, ele pegou o de baunilha. O carro falhou. O engenheiro, sendo um  homem lógico, recusou-se em acreditar que o carro daquele homem era alérgico a baunilha. Ele então combinou de continuar as suas visitas até que conseguisse resolver o problema. Começou a fazer anotações: anotou todos os tipos de dados, hora do dia, tipo de combustível usado, hora de dirigir etc. Em pouco tempo, ele tinha uma pista: o homem levava menos tempo para comprar o sorvete de baunilha do que qualquer outro sabor. Por quê? A resposta estava na disposição da loja. Baunilha, sendo o sabor mais popular, estava numa caixa separada na frente da loja para ser pego rapidamente. Todos os outros sabores eram mantidos nos fundos da loja, num outro balcão, onde demorava-se consideravelmente para pegá-los."

O motivo – "Agora, a pergunta para o engenheiro era: por quê o carro não queria funcionar quando se levava menos tempo. Uma vez identificado o problema - lógico que não era o sorvete de baunilha - o engenheiro veio rapidamente com a resposta: saída do vapor.

"Estava acontecendo todas as noites, mas o tempo extra para pegar os outros sabores deixava o motor esfriar o suficiente para funcionar. Quando o homem pegava o sorvete de baunilha, o motor ainda estava quente para o vapor ser dissipado.

"Moral da  história: até os problemas que parecem mais banais as vezes são válidos... Então, nunca devemos prejulgar, ou dispensar um problema em potencial relatado a nós por um cliente.", completa o e-mail circular.

Gênero – Em matéria publicada na edição passada, Informática citou que a Sociedade Amigos da Marinha (Soamar/SP-Santos) é a "primeira do gênero" a ter página Web. Talvez tenha faltado esclarecer melhor que "gênero", no contexto da matéria, se referia a entidades de amigos da Marinha - que hoje são dezenas, por todo o Brasil, além da própria Soamar-Brasil. Assim entendido, o pioneirismo pertence à entidade santista.

Existem outros tipos de sociedades de amigos, que possuem páginas na Internet, como no caso da Soapom-SV, uma entidade de amigos da Polícia Militar - por sinal, citada anteriormente por Informática em 9/11/1998, justamente em função de sua página Web, também a primeira divulgada por uma entidade de seu gênero, neste caso, "amigos da Polícia Militar".

História da capa – Buguinho descobriu que, afinal, os personagens na matéria de capa da edição passada, sobre o Dia dos Namorados, não eram tão fictícios assim. Ele juntou as primeiras letras de cada parágrafo e notou algo curioso. Investigou mais e lembrou que a Stephanie é a musa de Informática: com alguns meses de idade, ela aparecia numa foto, junto ao título da seção Informática Fácil do caderno, mexendo no computador do pai - o que mostrava como o uso do computador poderia ser intuitivo e simples, até para bebês. 

O Marcos nasceu no meio de um Salão de Informática de 1998 (conforme aliás estava previsto no CD-ROM divulgado na oportunidade) e teve até página na Internet anunciando sua chegada. A Sônia, bem, ela casou com o então futuro editor de Informática - o Carlos daquela história - num dia 12 de junho, há cinco anos. Só não era internauta: a Internet comercial ainda ia demorar alguns meses para chegar ao Brasil...