Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano98/9811dbps.htm
*Publicado originalmente pelo editor de Novo Milênio no caderno Informática do jornal A Tribuna de Santos, em 24/11/1998.
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/07/00 14:03:49
Bips

Veterinária – Mais uma utilização para a mídia CD-ROM: a 1ª Jornada de Medicina Veterinária Uniban, realizada em 9/1998 pela Universidade Bandeirante de São Paulo, já virou CD-ROM, que está sendo distribuído gratuitamente aos interessados, que podem solicitá-lo pelos telefones (011) 7664.9086, 7664.9080, 7664.9081 e 7664.9082. Além do texto integral das palestras realizadas durante o evento, o disco inclui uma lista eletrônica de produtos e serviços de Medicina Veterinária que pode ser atualizada via Internet.

As palestras sugerem respostas para questões como qual a relação existente entre Marketing e Medicina Veterinária, assunto da palestra de Celso da Costa Carrer, presidente da Associação Brasileira de Zootecnia. O CD-ROM aborda também outros temas emergentes, como O Veterinário do Ano 2000 (Buguinho não resistiu e mandou perguntar: esse veterinário vai combater o Bug do Milênio? Bug é inseto, e, no caso, um animal bem daninho...), Vigilância Sanitária em Alimentos e Novas Zoonoses (doenças transmitidas por animais). 

Celeron – Vêm se tornando freqüentes as perguntas sobre a performance do processador Celeron, da Intel. Quem já acompanha o mundo da informática há uns três anos certamente se lembra dos chips 386 e 486 DX e SX. Primeiro, a Intel lança o mais potente (o DX), depois a versão econômica (SX). Agora, o esquema é o mesmo, só que a empresa batiza os chips com nomes diferentes. Celeron é a versão econômica (e mais limitada) do Pentium II. Esclarecimento feito, a escolha é do leitor...

Bip-bip – Realmente, o Correio brasileiro está honrando a campanha publicitária estrelada pelo super-veloz personagem de cartoons: Informática já recebeu, há alguns dias, uma correspondência que - conforme o carimbo da agência paulistana Indianópolis -, somente será postada pela Horus Comunicações no dia 12 de dezembro deste ano. Aliás, não é a primeira vez que verificamos tanta eficiência nessa empresa, pelo menos dois outros casos semelhantes já foram aqui registrados...

Cyrix – E, por falar em chips, a Cyrix está lançando o processador MediaGX de baixa voltagem, que reduz em 75% o consumo de sistemas baseados em chips tradicionais, que não têm as funções de som e vídeo integradas. Em relação às versões anteriores do MediaGX, o novo processador, com tecnologia MMX, reduz pela metade o consumo de baterias, sendo desenhado especialmente para computadores portáteis, por aumentar a autonomia das baterias. O chip da Cyrix também permite a redução de tamanho e de custos destes equipamentos, já que integra as placas de som e vídeo, diminuindo o número de componentes para montagem. O primeiro computador com esse chip será o mini-notebook A5 da Casio, que chega às lojas japonesas no final do ano (N.E.: de 1998).

A Cyrix também anuncia a nova arquitetura de sua próxima geração de processadores, com nome-código Jalapeno. Eles permitirão aos PCs uma performance inédita, além de prosseguir com a estratégia de integração de sistemas (system on a chip), na qual a empresa é pioneira. Os chips com arquitetura Jalapeno rodarão com velocidade de clock acima de 600 MHz, superando gargalos de memória e integrando capacidades de gráficos em 3D. Além disso, incluem inovações para garantir o máximo de performance dos sistemas, como pipeline com 11 estágios, uma unidade de ponto flutuante completamente nova, acelerador gráfico em 3D e vários avanços na unidade de memória. 

Para conceber a nova arquitetura, a Cyrix identificou e otimizou os gargalos significativos de performance do sistema, conseguindo maximizar a largura da banda e minimizar os atrasos no acesso à memória, com um novo esquema de organização da memória cache no chip e um controlador de memória. Além de reduzir o tamanho dos chips, gerando menor custo de manufatura, a tecnologia deve permitir que atinjam clock de 600 a 800 MHz. Ela será a base dos chips Cyrix M3, que devem chegar ao mercado dentro de um ano.

"Oi, Mcafee..." – e "...Tchau, Norton" - é como começa um informe da Network Associates à imprensa, para divulgar que essa empresa desbancou a Symantec (produtora do Norton AntiVirus) da posição de segunda maior produtora de software dos Estados Unidos. Com base no relatório PC Data's Top 25 Publishers (por unidades), categoria Negócios/Agosto-1998, a Microsoft ficou em primeiro lugar, seguida pela Divisão McAfee da Network Associates. Um dos produtos da McAfee, o McAfee Office, está além disso recebendo uma série de prêmios por empacotar os dez melhores utilitários da empresa, muitos deles considerados campeões de vendas: VirusScan, Nuts and Bolts 98, First Aid 98, UnInstaller, Guard Dog, PGP Security, Hurricane 98, Oil Change, 2000 ToolBox e Netopia Virtual Office.

Bem, a resposta da Symantec talvez apareça em breve em seu novo site em português, com expectativa de canalizar as 18 mil page views semanais latino-americanas recebidas por seu site em inglês...

Blaster Superstation – Com a privatização das empresas telefônicas nacionais, muitos apostam na popularização da videoconferência. De olho neste filão de mercado, a Tropcom e sua parceira Creative Labs estão lançando uma solução de baixo custo para usuários domésticos, profissionais liberais e empresas: um pacote que inclui o computador Blaster Superstation, baseado em Pentium II de 400 MHz, e o sistema de videoconferência e outros avançados produtos da Creative Labs. Com preço abaixo dos R$ 3 mil, o pacote inclui itens como a Web Cam II da Creative Labs, placa SoundBlaster de áudio PCI de 128 bits, placa aceleradora 3D Blaster Voodoo2 de 8 MB, modem 56 Kbps, monitor de 17 polegadas StudioWorks LG, leitor de CD-ROM 32x, gabinete desktop ATX, aceleradora de vídeo AGP 3D Ultra VGA de 4 MB, e softwares como o Windows 98, Internet Explorer 4.0, CorelDraw 7.0, VirusScan, WordPerfect Suite 7.0, entre outros.

Calculando telhados – Para facilitar o trabalho dos clientes, a Eternit está lançando um serviço inédito no mercado de fibrocimento: o Etercalc, um software que reduz em 90% o tempo necessário para quantificar o material para a realização do estudo de montagem de um telhado. Além disso, o programa fornece detalhes construtivos do telhado e rastreia possíveis erros do projeto, garantindo o uso correto dos produtos, conforme as especificações técnicas da Eternit. Para obter as informações, basta digitar as medidas do telhado e escolher entre os vários modelos de telhas daquela fabricante. O estudo de montagem pode também ser exportado para o CAD, servindo de base para um projeto mais detalhado.

O Etercalc está sendo distribuído para engenheiros, arquitetos, telhadistas, estruturistas e para as revendas de material de construção, e pode ser obtido pela Internet.

Doações – A Unisanta, através da Diretoria de Informática, doou ao Rotary Club de São Vicente 11 microcomputadores, que serão utilizados em uma creche mantida por aquela instituição.

Já o Rotary Club de Santos Porto intermediou a doação pelo Grupo Multicargo de computador e impressora destinados à entidade assistencial Grupo Espírita Irmã Angelina.