Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano07/0711d001.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/29/07 11:34:26
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2007
NOTÍCIAS 2007

Novo padrão na arquitetura de PCs

Mais de 15 OEMs e fabricantes de placas-mãe e periféricos aprovam a nova especificação aberta Enthusiast System Architecture (ESA)

As principais empresas fabricantes de computadores pessoais (PCs) - NVIDIA, Dell, HP, Alienware, Falcon Northwest, CoolerMaster, Thermaltake e outras - anunciaram os detalhes de um padrão aberto e livre de royalties para o monitoramento e controle em tempo real de fontes de energia, cases e sistemas de resfriamento a água (water cooling). A Enthusiast System Architecture (ESA) especifica um protocolo de informação que os componentes do sistema podem usar para se comunicarem entre si, de forma a ajustar os parâmetros de operação e fornecer importantes informações sobre o sistema para o usuário. Ao implementarem a ESA, os integradores e entusiastas agora podem montar PCs otimizados, de performance superior às soluções proprietárias encontradas hoje.

"O protocolo de comunicação disponibilizado com a ESA traz uma amplo conjunto de ferramentas para a otimização da performance do hardware. Tais ferramentas oferecem aos entusiastas mais flexibilidade e controle sobre os componentes primários de suporte ao sistema", disse Kevin Kettler, diretor de tecnologia da Dell Inc. "Por exemplo, o método de comunicação ESA, utilizado na arquitetura LightFX exclusiva da Dell, acelerará o desenvolvimento de sistemas de iluminação ambiente em jogos altamente imersivos".

 

O novo padrão ESA é baseado na especificação USB HID e foi projetado para suportar novas opções de monitoramento e controle de dispositivos, tais como fontes de energia, cases e sistemas de refrigeração a ar e água. Até o lançamento da ESA, não havia um padrão de protocolo de comunicação que permitisse a tais componentes reportarem informações de volta ao usuário. Dados essenciais, tais como temperatura, aquecimento, voltagem e fluxo de ar podem ser consultados em tempo real e são críticos para se obter o máximo de performance e de overclocking.

 

Com a ESA, os fabricantes de componentes agora podem equipar seus dispositivos com diversos sensores analógicos e digitais, capazes de coletar e transmitir dados em tempo real, e que podem ser analisados para a otimização das condições de operação do PC. Além disso, a função de log da ESA dá aos fabricantes e integradores uma maneira fácil e livre de custos para ajudar a identificar anormalidades na operação, permitindo um diagnóstico rápido e preciso de eventuais problemas.

 

"O ESA é um protocolo de comunicação que conecta todos os principais aspectos de um sistema", disse Rahul Sood, diretor de tecnologia global para o mercado de jogos da HP. "O mais importante para a HP é que podemos usar tecnologia ESA para criar benefícios exclusivos e imediatamente aparentes para nossos consumidores".

 

As empresas que trabalharam no desenvolvimento da especificação ESA e na disponibilização de equipamentos com certificação ESA são: fabricantes OEM de PCs Dell e HP; integradores Alienware, Falcon Northwest e Maingear; fabricantes de placas-mãe ASUS, EVGA, Gigabyte, MSI, e XFX; fabricantes de fontes, cases e sistemas de refrigeração CoolerMaster, CoolIT Systems, PC Power & Cooling, SilverStone, Tagan, Thermaltake, e Ultra.

 

A compatibilidade e observância à especificação ESA será monitorada pela Allion, uma organização especializada em testes de Tecnologia da Informação. Os produtos que passarem pelo processo de certificação da Allion incorporarão o novo logo ESA, trazendo aos consumidores mais uma informação importante para auxiliar em sua decisão de compra.

 

Os primeiros sistemas, placas-mãe e componentes com certificação ESA estarão disponíveis a partir do final de novembro de 2007, através de diversos parceiros do desenvolvimento do ESA.

NVIDIA Corporation - Especializada em tecnologias de processadores gráficos programáveis, a empresa busca criar produtos inovadores que mudem as indústrias de computação, dispositivos eletrônicos de consumo e dispositivos móveis. A NVIDIA está sediada em Santa Clara, Califórnia, e possui escritórios através da Ásia, Europa e Américas.