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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/20/06 10:48:16
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NOTÍCIAS 2006

Tecnologia é diferencial em casas noturnas

Bares e danceterias automatizam gestão para reduzir as filas, melhorar o atendimento e aumentar o fluxo de clientes

Uma casa noturna de sucesso não se constrói apenas com boas músicas, ambiente sofisticado e cardápio diferenciado. Para sobreviver em um mercado rotativo, bares e danceterias têm apostado em inovações tecnológicas que antes eram exclusividade dos restaurantes e lanchonetes de centros comerciais. Comandas eletrônicas, cartões de consumo e terminais com tela sensível ao toque são a parte visível desta tendência, que busca automatizar os procedimentos e melhorar a gestão.

A inovação quase sempre visa ao conforto do cliente. Para evitar filas nos caixas e constantes falhas no fechamento das contas - um transtorno na saída –, as empresas têm adotado modalidades de controle que elevam consideravelmente o padrão de atendimento. E as iniciativas recebem elogios tanto de proprietários quanto dos consumidores.

A comanda eletrônica é indicada para estabelecimentos com bar ou restaurante anexo. Utilizando um Pocket PC ou similar com tecnologia sem fio, o garçom envia o pedido diretamente da mesa para a cozinha e o caixa. Isso permite agilidade no preparo e reduz tempo de espera e número de funcionários focados em determinada tarefa. "Não se trata apenas de cortar gastos operacionais, mas também de aprimorar o atendimento e aumentar o fluxo de clientes na casa", explica Márcio Blak, consultor em automação comercial no setor de entretenimento.

Por outro lado, os cartões de consumo são a ferramenta preferida das danceterias. Um programa de computador é responsável por interligar todos os setores. Usando um leitor de código de barras para identificar o número do cartão, o barman ou atendente registra o pedido no sistema, que atualiza o valor a ser cobrado na saída. O benefício imediato diz respeito à redução no tamanho das filas, ao fim dos erros tão comuns no fechamento das contas e ao maior fluxo de clientes na casa.

O SnackControl 7, programa de automação comercial desenvolvido para o food service (segmento de alimentação fora de casa), acaba de ganhar novas funcionalidades que permitem o gerenciamento de qualquer estabelecimento do gênero. "Foram necessárias alterações para atingir um novo público. Ainda dá para evoluir bastante, mas o fundamental é que os empresários do ramo já percebem a importância de adotar uma solução informatizada", avalia Márcio.

As vantagens não se aplicam apenas ao relacionamento com o cliente. Por meio de relatórios e gráficos diários, o proprietário pode acompanhar o funcionamento da empresa e identificar o que deve ser melhorado. O SnackControl monitora o conjunto das operações, incluindo baixa automática no estoque e gestão financeira. "O controle dos insumos é a melhor opção para evitar desperdícios e a falta de algum produto", finaliza o consultor.

Uso - O SnackControl está presente no gerenciamento de casas noturnas como Neo Geo, em São Paulo, e Papo Furado e Teatro Odisséia, no Rio de Janeiro. O sistema integra a gestão e os procedimentos das mais de 400 lojas do Bob's e de outras 16 redes, incluindo Spoleto, Vivenda do Camarão, Pizza Hut SP, Rei do Mate, Burgão, Bonaparte e Donatário. Também é responsável pelo controle das lojas de alimentação e bebidas dos parques temáticos Hopi Hari e Playcenter, da rede UCI de Cinemas e dos restaurantes da cadeia atacadista Makro.