Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano06/0604a005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 04/04/06 09:17:36
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2006
NOTÍCIAS 2006 - JOGOS
Cresce a procura no País pelo jogo GunBound

Em pouco mais de um ano, o jogo conquistou 1,7 milhão de jogadores no país

O jogo de estratégia em rede para grande grupo de participantes (MMOG - massively multiplayer online game) GunBound, distribuído pela empresa OnGame, já é considerado, definitivamente, um produto de sucesso. De agosto de 2004 a agosto de 2005, conquistou 1 milhão de jogadores. Desde então e até janeiro de 2006, sua base de jogadores aumentou vertiginosamente e chegou a 1,5 milhão. E desde que sua nova versão - World Champion - foi lançada, em 2 de fevereiro de 2006, outros 200 mil jogadores entraram para o universo de Gunbound. Assim, em um ano e cinco meses, o produto alcançou a marca de 1,7 milhão de jogadores no Brasil.

E o sucesso deve continuar, segundo a empresa: com o lançamento da nova versão, o jogo voltou a bater recorde e está entre os cinco programas mais baixados (TOP 5) dos maiores sites de download da Internet brasileira. "Essa carreira brilhante no
Brasil é ainda mais surpreendente porque, na Coréia, onde foi criado, GunBound não alcançou os mesmos resultados", diz Roberto Messias, gerente de mercadologia da OnGame. Ele explica que após uma briga judicial por direitos autorais, a Softnyx - desenvolvedora do jogo -, teve de mantê-lo fora do ar por um tempo e esse intervalo afastou boa parte dos jogadores coreanos. Mas o alerta de um fã estrangeiro que criou uma comunidade de jogadores de GunBound despertou na  Softnyx a busca por novos mercados. A partir daí o jogo decolou e acabou aterrissando no Brasil.


Tela do GunBound
Imagem: divulgação

O jogo – Criado pela sul-coreana Softnyx, o GunBound é dos jogos de estratégia em rede mais populares na China, Indonésia e Tailândia. No Brasil, chegou em 2004, já com versão em português. Foi o primeiro jogo do tipo a ter site, servidor brasileiro e uma equipe local de game masters. Já tem 1,4 milhão de jogadores cadastrados no Brasil.

O segredo de seu sucesso é resultado de uma combinação de fatores. A jogabilidade é simples e os comandos não são complicados. O desempenho de cada jogador depende muito mais da capacidade de bolar estratégias do que ter conhecimentos específicos do jogo, o que cativa um público que vai desde crianças e meninas até jogadores experientes. Outra vantagem do GunBound é que o usuário não precisa pagar para jogar. Basta fazer a cópia do jogo e criar uma conta.

Logo no início, o usuário pode definir se seu personagem será feminino ou masculino, e pode escolher entre os tipos de móbiles - carros - que vai usar. O móbile pode ser alterado durante o jogo, de acordo com a estratégia do jogador. A cada batalha vencida, o jogador acumula gold (a moeda virtual do jogo), que pode ser utilizado para comprar itens ou roupas.

Alguns itens e roupas são exclusivos para compra com dinheiro (cash). Para o jogador obter cash é necessário comprar o cartão GunBound no site do jogo ou em casas de jogos em rede (lan houses) parceiras. Quanto mais bônus o jogador acumular, melhor será seu desempenho e ele subirá de nível, passando a jogar em salas onde os veteranos de GunBound estarão prontos para travar batalhas ainda mais emocionantes.

Ongame - Empresa nacional de entretenimento digital, a OnGame é responsável oficial e exclusiva do GunBound, do Pang Online e do recém lançado With Your Destiny (WYD).