Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano06/0602b004.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 02/13/06 21:49:32
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2006
NOTÍCIAS 2006 - JOGOS
Sudoku é uma febre mundial

Criado no século 18 pelo matemático suíço Leonhard Euler, Sudoku é considerado um dos quebra-cabeças mais populares do mundo

O portal Atrativa de jogos casuais lançou um desafio para os internautas brasileiros. É o Sudoku, um jogo de lógica e raciocínio que vicia pela simplicidade e se transformou num fenômeno mundial. E o melhor é que basta se cadastrar gratuitamente no portal para jogar em rede.


Tela do jogo
Imagem: divulgação

A própria história do jogo já é interessante. Apesar do nome japonês (que significa "número sozinho"), Sudoku foi inventado pelo suíço Leonhard Euler (1707-1783), um dos maiores matemáticos de todos os tempos. Mesmo com sua genialidade, Euler enfrentava um pesadelo comum a muitos pais: fazer seus filhos se interessarem por Matemática. A saída foi transformar os números em brincadeira: um tabuleiro com nove colunas horizontais e nove verticais, num total de 81 casas, agrupadas em nove quadrados menores (3x3) com nove casas cada um. O jogador não precisa fazer nenhum cálculo. O objetivo é preencher todas as casas com números de 1 a 9, de modo que nenhum deles se repita na mesma coluna, na mesma linha ou no mesmo quadrado 3x3.

O jogo de Euler foi redescoberto pelos japoneses na década de 1970. Rebatizado, na década seguinte, Sudoku já tinha se transformado em uma febre na terra do sol nascente. O estouro mundial, porém, começou em 2004, quando foi lançado o programa de computador que gera desafios de Sudoku automaticamente. Gold ofereceu o programa para vários jornais britânicos e, depois de oito meses de negociações e testes, o conceituado The Times decidiu publicar o jogo regularmente. O sucesso foi tão grande que vários outros jornais do Reino Unido e de países dentro e fora da Europa também passaram a oferecer o desafio para seus leitores. Revistas só com Sudoku começaram a pipocar pelo mundo e o jogo rapidamente ultrapassou a barreira da impressão e chegou à Internet.

É esse sucesso mundial que o internauta brasileiro encontra no portal Atrativa. Ao entrar numa das salas de Sudoku do portal, o jogador se depara com um tabuleiro já com alguns números posicionados e deve preencher todas as casas restantes no menor tempo possível. Enquanto joga, o internauta pode conversar por chat com outros usuários e até pedir dicas para resolver o desafio.