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NOTÍCIAS 2005

CDI lança livro sobre os 10 anos de atividade

Obra recebeu apoio cultural da Microsoft

Com apoio cultural da Microsoft Brasil, o Comitê para Democratização da Informática lançou em 18/1/2005 o livro CDI - Dez Anos de Conquistas Sociais, que relata a trajetória de uma década da organização não-governamental. Editado em três idiomas (português, inglês e espanhol), o livro vem acompanhado de um DVD, trazendo depoimentos de pessoas envolvidas nos projetos da organização.

Presente em 20 Estados brasileiros e em outros 10 países por meio de Escolas de Informática e Cidadania (EICs), o CDI utiliza a tecnologia da informação e da comunicação como principal ferramenta para tornar pessoas socialmente não privilegiadas em cidadãs plenas. "Ao longo destes 10 anos, atingimos mais de 600 mil pessoas, principalmente jovens, graças ao nosso esforço e às sólidas parcerias fechadas com instituições e empresas, como a Microsoft, nossa parceira desde 1999", afirma Rodrigo Baggio, fundador e diretor executivo da organização.

Além de contar a história do CDI, os grandes destaques do livro e do documentário lançados hoje são os depoimentos das pessoas beneficiadas pelo projeto. Evandro Castro Nunes, por exemplo, morador do bairro Val-de-Cans, em Belém do Pará, nunca tinha visto um computador até o ano de 2000. Com 16 anos, o então jovem servente da construção civil se matriculou em um dos cursos da EIC local. A iniciativa alterou totalmente a sua trajetória profissional. "Estou fazendo cursos de aprimoramento e tenho planos de estudar engenharia da computação e crescer dentro da empresa", conta o atual auxiliar de informática de uma companhia paraense especializada em soluções de recursos humanos.

O CDI credita às parcerias parte importante do sucesso de seus projetos. Para tanto, no Brasil e em outros países da América Latina a entidade conta com o apoio da Microsoft. "As facilidades da Internet e o uso maciço do computador em todas as atividades econômicas trouxeram grandes benefícios à economia mundial, mas também expuseram as deficiências de muitas comunidades. A exclusão digital é um problema que atinge diversos países e que a Microsoft está empenhada em minimizar em todo o mundo", afirma Brad Smith, vice-presidente mundial da Microsoft, presente ao lançamento do livro e DVD comemorativos do CDI. O executivo é responsável pela definição das estratégias de inclusão digital da companhia.

Uma destas estratégias é o programa Unlimited Potential. Até 2009, a companhia investirá US$ 1 bilhão em ações para fortalecer centros de capacitação públicos, que ofereçam treinamento em tecnologia a comunidades menos favorecidas. O CDI faz parte desta iniciativa da Microsoft desde que o programa foi lançado no Brasil e também recebe o apoio da empresa para suas atividades na Argentina, Chile e México.

Emilio Umeoka, presidente da Microsoft Brasil, acredita que o esforço conjunto entre as empresas e organizações, como o CDI, será capaz de levar o país a minimizar o quadro atual de exclusão social. "Investimos cerca de R$ 33 milhões em iniciativas de inclusão digital no Brasil desde 1999. Quando conhecemos o trabalho do CDI tivemos a certeza de que estaríamos sendo parceiros de projetos sérios e competentes. Estamos orgulhosos dos resultados apresentados neste livro", completa o executivo.

Parceiros - O CDI é uma organização não-governamental que tem como missão promover a inclusão social utilizando a tecnologia da informação como um instrumento para a construção e exercício da cidadania. Além de atuar em comunidades de baixa renda, a organização realiza projetos junto a instituições que atendem a públicos com necessidades especiais, tais como portadores de deficiência física e visual, pacientes psiquiátricos, jovens em situação de rua, populações carcerárias, povos indígenas, entre outros.

Já a Microsoft Corporation ocupa a primeira posição na classificação mundial das empresas de programas de computador. Com um modelo baseado em inovação, investe anualmente US$ 6,9 bilhões em desenvolvimento e integração.

Atuante no Brasil desde 1989, a Microsoft se destaca pelo fomento à indústria de Tecnologia da Informação, transferência de tecnologia e capacitação de profissionais, gerando oportunidades diretas na área de tecnologia para mais de 15 mil empresas e 130 mil profissionais. Na área social, a Microsoft Brasil investiu R$ 33 milhões em projetos nos últimos anos, levando a tecnologia a escolas, universidades, ONGs e comunidades carentes, em parceria com organizações.

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