Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano04/0410a005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 10/07/04 11:03:57
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2004
NOTÍCIAS 2004

Site da Turma do Orelhinha estréia na Internet

Inicialmente com nove seções, traz diversão com emoção para crianças de todas as idades

No Dia da Criança, em 12 de outubro de 2004, estréia na Web o site O poder das emoções, com as mais variadas atividades protagonizadas pelos oito personagens da Turma do Orelhinha. Mesmo tendo o frio e impessoal computador como meio, seu criador, Adeir Rampazzo, aposta na importância da expressão e educação emocional na infância.

Para isso, desenvolveu cartões, jogos, histórias com esse enfoque específico: "Não tenho a pretensão de educar emocionalmente as crianças, pois essa é tarefa para pais e professores. Mas com esse trabalho, é possível dar a minha contribuição para que, desde a infância, as pessoas consigam cada vez mais e melhor lidar de forma espontânea com as emoções humanas. E a Web, apesar de parecer um pouco fria, ao contrário do que se imagina, é um excelente veículo também para assuntos relativos às emoções".


Imagem prévia do site

Há também a seção para pais e professores com artigos sobre o tema das emoções, que deverá veicular cartas e comentários. Na seção Personagem, a Turma do Orelhinha aparece com a descrição de cada um dos seus integrantes, "seus vícios e virtudes", como explica Rampazzo: "Apesar de crianças de todas as idades se divertirem com o site, em função do forte apelo do desenho, aquelas que já foram alfabetizadas poderão entender melhor a proposta, lendo os textos explicativos sobre cada personagem".

Adultos e crianças se divertirão com quase 50 histórias da área Tirinhas. Na seção Desktop, papéis de parede coloridos e divertidos estão à disposição dos internautas. Há ainda a Loja, com produtos relacionados aos personagens, que poderão ser adquiridos pela Internet. Na seção Publicações, é possível conhecer os jornais de diversos estados brasileiros que publicam as histórias da Turma do Orelhinha.

"Isso é só o começo; temos projetos editoriais, educacionais, artísticos e até de pesquisa", relata o criador. Com a colaboração do renomado professor Celso Antunes, que vem realizando trabalhos importantes na área de educação e alfabetização emocional, o site deverá atuar junto à rede de ensino, com propostas fundamentadas em experiências bem-sucedidas e adequadamente embasadas nessa
área.