Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano04/0403a004.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/02/04 10:23:18
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2004
NOTÍCIAS 2004

Alias recebe Oscar pelo programa 3D Maya

Novamente é premiada com a estatueta pelo desenvolvimento do programa 3D Maya, usado no filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O prêmio máximo da indústria cinematográfica entregue em 29/2/2004 mais uma vez destaca a supremacia do programa de animação 3D Maya na criação de efeitos especiais, desenvolvido pela Alias Systems, empresa do grupo SGI.


Cena do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

O grande vencedor da noite foi o filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, premiado nas 11 categorias a que fora indicado. No Oscar recebido pela categoria Efeitos Especiais o Maya desempenhou papel principal na criação de várias cenas importantes do último episódio da trilogia. A equipe de animação e efeitos visuais da Weta Digital utilizou o Maya para transformar em realidade personagens digitais como Gollum e Shelob e cenas como a Batalha dos Campos de Pelennor e a morte do Rei Feiticeiro.

Além desse evento que premiou as melhores produções cinematográficas, atores e atrizes, o Oscar também foi entregue, antecipadamente às empresas que melhor colaboraram com avanços técnicos e científicos. Pelo segundo ano consecutivo a empresa vencedora foi a Alias Systems, que recebeu da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas a estatueta pelo desenvolvimento do programa 3D Maya.

Segundo Carlos Menezes, gerente de vendas da AWbr, empresa responsável pela política de comercialização da Alias para o Mercosul, a utilização do Maya está cada vez mais indispensável nos filmes em que os efeitos especiais são o grande destaque. "Nosso programa apresenta uma solução completa com funcionalidades e recursos variados para a criação e animação que proporcionam efeitos ilimitados", completa.


Cena do filme O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei

Empresa - A Alias é uma empresa independente na área de programas da Silicon Graphics Inc. (SGI). Especializada na tecnologia gráfica em 2D e 3D, desenvolve também programas para os mercados cinematográficos, de vídeo, mídia interativa, desenho industrial e de visualização. Sediada em Toronto (Canadá), está presente no Brasil desde dezembro de 1998.

Sua relação de clientes na área de cinema e vídeo inclui a ABC, CBS, CNN, Digital Domain, NBC, Pacific Data Images (PDI), Pixar, Sony Pictures Imageworks, The Walt Disney Company, Warner Feature Animation, entre outros. O portifólio de clientes interativos/jogos inclui a Capcom, Eletronics Arts Inc., Interplay, Lucas Arts Entertainment Company LLC, Nintendo, Sega Corporation, Sony Computer Entertainment, Square Co., Timeline Studios, Relic Entertainment and Westwood Studios, entre outros. No Brasil, inclui a Globo, SBT, Record, MTV, TV Cultura, Vetor Zero, Estúdios Mega, Conspiração Digital e Terra Cota. Na área de CAD/CAM a VolksWagem, General Motors, Fiat e também a Máquinas Agrícolas Jacto.