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NOTÍCIAS 2003

Operadora Vivo atinge 20 milhões de clientes

Para comemorar a marca dos 20 milhões de clientes, obtida no dia 10/12/2003, a operadora de telefonia nacional Vivo decidiu premiar a cliente compradora do 20º milionésimo aparelho celular: a estudante Tainah Emanuelle de Santana, de 14 anos, residente em Brasília. Ela recebeu uma bolsa de estudos vitalícia, garantindo assim seus estudos até o doutorado, em qualquer instituição nacional de ensino, além do curso de idioma que escolher.

Tainah é filha de um guarda noturno e de uma dona de casa. A estudante está cursando o ensino fundamental e sonha em se tornar uma grande advogada. Sua sorte começou cinco dias antes, quando ela se dirigiu à loja da Vivo no Conjunto Nacional Shopping, em Brasília, para comprar o seu primeiro celular, um modelo pré-pago. Típica adolescente brasileira, Tainah adora passar mensagens, jogar e falar com amigas pelo celular.


Tainah recebeu a bolsa de estudos do presidente da Vivo, Francisco Padinha

Ao entregar o prêmio, o presidente da Vivo, Francisco Padinha, ressaltou: "Sua escolha é uma forma da Vivo comemorar e compartilhar a alegria de alcançar a marca de 20 milhões". Este número significa que a Vivo se tornou a empresa com maior número de clientes do setor de telecomunicações e de vários segmentos da economia brasileira. Este marco equivale a 57% de mercado em sua área de concessão e cerca de 46% de todos os celulares em funcionamento no mercado nacional.
  
Marca - Mais que uma expressiva referência numérica, o marco de 20 milhões de clientes representa a confirmação da liderança de mercado dessa parceria dos grupos Portugal Telecom e Telefónica Móviles, que nove meses após o seu lançamento se tornou a maior operadora de telefonia celular do Hemisfério Sul.

Ao atingir a marca histórica, a empresa se aproxima do grupo das 10 maiores operadoras de telefonia celular do mundo, em número de clientes, ao lado das gigantes da Europa, China, Japão e Estados Unidos.

A Vivo está presente em 19 Estados e mais o Distrito Federal, cobrindo 86% do território nacional, uma área de 7 milhões de quilômetros quadrados e atingindo uma população que representa 83% do PIB brasileiro. Opera opera nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins, além do Distrito Federal.

A empresa é responsável pela geração de mais de 50 mil empregos diretos e indiretos em todo o Brasil. Para atender a maior comunidade de clientes do País, possui cerca de 7,4 mil pontos de venda e registra mais de 18 milhões de chamadas/mês nos seus centros de atendimento e de relacionamento com clientes.

"A conquista de 20 milhões de clientes consagra a força da nossa marca, a preferência do mercado pela nossa dinâmica inovadora de produtos e serviços, bem como todo o esforço de integração de pessoas e processos, iniciado antes mesmo do lançamento da marca", afirma o presidente da Vivo. "Em menos de um ano, aumentamos significativamente a base de clientes, apesar do crescente aumento da concorrência, investindo em ofertas comerciais e especialmente no lançamento de serviços e produtos inovadores, baseados na tecnologia CDMA", diz Francisco.

Lançamento - No dia 10/12/2002, as várias empresas que integram agora a Vivo foram autorizadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a migrarem para o Sistema Móvel Pessoal (SMP). Na mesma data, foi formalizada a autorização do órgão regulador brasileiro para a constituição da Vivo.

No dia 16/1/2003, a empresa anunciou a compra da Tele Centro Oeste (TCO), elevando sua cobertura direta para 19 Estados, além do Distrito Federal. Com esta aquisição, a companhia reforçou sua liderança e competitividade no mercado brasileiro.

A marca Vivo estreou no dia 13/4/2003 e reúne valores como transparência, comunidade, proximidade e inovação. Com inusitada e forte campanha de lançamento veiculada em revistas, jornais e cobertura de TV ao vivo de eventos simultâneos em todo o País, em apenas 60 dias, a Vivo se tornou Top of Mind, no setor de telefonia celular. Já foi agraciada com 32 prêmios de diversas áreas, como Melhores & Maiores, Info 2003, Benchmarking Ambiental Brasileiro, Top de RH e Marketing Best, entre outros.

Opção pelo CDMA - A Vivo usa a tecnologia CDMA, que é a base da terceira geração de telefonia celular em todo o mundo, incluindo a Europa. "Há muito que o CDMA se afirmou como a tecnologia sem fio de banda larga", afirma Francisco Padinha. "As tecnologias anteriores, FDM/Analógico e TDMA/GSM, são de segunda geração, vocacionadas para a banda estreita, voz e pequena velocidade de dados", assinala o presidente da Vivo. "Foi por isso que universalmente - Europa incluída - o CDMA foi eleito por unanimidade a tecnologia da 3ª Geração, apenas com pequenas mudanças  de normas entre a Europa (WCDMA) e os Estados Unidos e Ásia (CDMA-2000)",  acrescenta.

A Vivo oferece há muito o sistema CDMA 1xRTT, que permite a transmissão de dados com velocidade superior a 144 kbps por segundo por meio de celulares e PDAs ou notebooks conectados a celulares 2,5 G ou cartão PCMCIA. O sistema 1xRTT já está operando  em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR), Vitória (ES), Salvador (BA), Porto Alegre (RS), Goiânia (GO) e Niterói (RJ), entre outras cidades.

Serviços Inovadores - Baseada na tecnologia CDMA, a estratégia de sustentação da marca Vivo está fundamentada no lançamento de serviços interativos multimídia, como as cóias de aplicativos para o celular (jogos, vídeos, campainhas de telefone polifônicas, papéis-de-parede etc.), a evolução dos Torpedos SMS de texto para os Torpedos Multimídia MMS (envio de fotografia e vídeo, com som e texto acoplado para outros celulares, e web/correio eletrônico) e serviços de segurança/localização de pessoas e bens por meio de informações precisas de GPS no próprio celular.

A tendência na telefonia celular é ocorrer nos próximos anos uma certa maturação nos serviços de voz, acompanhando o mesmo movimento que vem acontecendo na Europa. A empresa já oferece uma moderna rede de comunicação multimídia, aumentando a receita deste segmento, que, este ano, vai duplicar face à receita de 2002. Esse sistema avançado de comunicação multimídia permite a transmissão de dados, vídeo, sons, texto, entretenimento e acesso a Internet.

Dentro deste contexto, outro exemplo de sucesso da empresa foi o lançamento do Vivo ao Vivo, uma super plataforma multimídia desenvolvida pela empresa no Brasil. O produto permite a interface de usuário que pode acessar as plataformas de serviços da Vivo como numa tela de computador.

Empresas - Acreditando no grande potencial do mercado corporativo, a Vivo já possui a maior base de operação no segmento empresarial do Brasil. Em 2003, a empresa lançou a Vivo Empresas, que é a unidade de negócios corporativos, e conta com cerca de 218 mil clientes, com mais de 1 milhão de linhas empresariais, detendo 62% do mercado corporativo, nas praças onde atua, segundo pesquisa realizada pelo instituto Sizing 2003.

O marco de 20 milhões de clientes antecipa as comemorações do primeiro ano de atividade da operadora, que em 10/12/2003 lançou a campanha institucional "Vivo. É você em primeiro lugar", veiculada em TVs, jornais, cartazes de rua e rádios, utilizando retomadas do filme de lançamento e trilha sonora. As ações promocionais incluem distribuição de brindes a clientes em novas aquisições, além da
inauguração das novas instalações da empresa em São Paulo, com a presença de acionistas e autoridades.

Tons MTV

Em parceria com a MTV Brasil, a Vivo lança em 12/2003 o serviço Tons MTV, que possibilita aos clientes da operadora personalizar o toque de chamada de seus celulares com sucessos musicais da emissora, por meio do serviço Vivo Downloads e Torpedo SMS. Com o lançamento, o usuário pode baixar de
forma rápida e fácil as últimas novidades em toques musicais diretamente para o celular.

A parceria firmada entre a Vivo e a MTV reforça o comprometimento da operadora em oferecer produtos e serviços para o segmento jovem. "O Tons MTV é um exemplo de que o serviço de tons musicais está se tornando uma importante forma de entretenimento, cada vez mais direcionada ao interesse dos clientes", diz Roger Solé, diretor de Negócios de Dados da Vivo.

O serviço é destinado a todos os clientes que possuem celulares compatíveis com o serviço Tons Musicais. Para baixar a música desejada diretamente do site da MTV, o usuário deve acessar esse endereço Web e indicar o modelo de celular e a música desejada. Na seqüência, é necessário informar na tela do site o número do telefone celular e clicar em enviar. O usuário precisa seguir as instruções e confirmar a operação para baixar o tom musical no seu celular.

Se preferir, pode solicitar a música pelo próprio celular. Basta enviar um Torpedo SMS para o número 250 com a frase MTV nome-da-música-desejada. Em poucos segundos, a canção escolhida está disponível no número indicado. Além disso, para pedir uma sugestão da emissora, basta enviar um Torpedo SMS para o número 250 com a palavra MTV e receber a lista das 5 músicas mais baixadas.

Para quem tem o serviço Vivo Downloads no celular, basta  fazer a cópia da aplicação Vivo Tons Musicais no próprio celular e seguir o passo-a-passo para baixar os toques de campainha, conforme instruções descritas no aplicativo.

São mais de 600 tons musicais para serem baixados em aproximadamente 30 modelos de celulares da Vivo que possuem os serviços Vivo Downloads e SMS. Os títulos das músicas ficam disponíveis no site e são divididos em seis  categorias - Top 10, Lançamentos, Nacionais, Internacionais, Hinos de Futebol e TV & Filme.

Para ajudar o usuário na escolha, os destaques da semana do canal MTV são divulgados na página principal do site. Na segunda semana de 12/2003, por exemplo, os destaques são as músicas da banda santista Charlie Brown Junior e do sambista Zeca Pagodinho.

Os "Tons MTV" custam a partir de R$ 2,40, devendo considerar ainda a tarifação de tráfego do Vivo Downloads - R$ 0,04 centavos o Kilobyte em regiões com cobertura CDMA 1XRTT (capitais e outras localidades de SC, PR, RS, SP, RJ, ES, BA, SE, DF e GO) ou valor de uma ligação local nas regiões 2G, de acordo com o plano tarifário de cada usuário.

Divulgação - Para incentivar o uso do "Tons MTV", a VJ Didi, apresentadora do programa Vídeoclash, que vai ao ar de 2ª a 5ª feira, apresenta as principais novidades musicais para serem baixadas no celular. Além disso, estão previstas chamadas diárias na TV e anúncio na Revista MTV.

Vivo Tons Musicais é um serviço que permite ao cliente da Vivo carregar no celular tons musicais monofônicos ou polifônicos, tornando, assim, seu aparelho personalizado. Os clientes da Vivo podem solicitar os Tons Musicais pelos canais SMS, Wap e Downloads, desde que seus aparelhos sejam compatíveis com o serviço.

Devido ao grande sucesso, a operadora ultrapassou em agosto mais de 1 milhão de Tons Musicais baixados nos celulares de seus usuários. Em 12/2003, os cinco tons musicais mais procurados pelos clientes são, pela ordem: Broz - Prometida (Fruta Fresca); Felipe Dylon - Deixa Disso; Charlie Brown Jr. - Vícios e Virtudes; Luka - Tô Nem Aí; e CPM 22 - Dias atrás.

Co-tarifação

Buscando atender a exigência da Anatel relacionada à prestação do serviço de co-tarifação e se alinhar com as definições do Grupo de Co-Billing, a Vivo optou por implementar um sistema de gestão da co-tarifação, adotando a solução da empresa nacional Triad Systems, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da Informação.

De acordo com Flávia Paiva Pollo, gerente da divisão nacional de co-tarifação da Vivo, a solução adotada possui excelente custo-benefício, o que justificou a definição do fornecedor. "Além disso, o sistema proposto pela Triad Systems é
extremamente flexível, prevendo inclusive modelos de negócios futuros, relacionados principalmente, às formas de configuração da comissão pela prestação do serviço de co-tarifação", ressalta Flávia.

Desde 9/2003 liderando o projeto de implantação do sistema para a Vivo, Flávia buscou - como diferencial na solução adotada - aplicações de conceitos de Revenue Assurance, buscando a agilidade no rastreamento das chamadas de longa distância em todos os processos realizados nos seis tarifadores da operadora, assim como a possibilidade de efetuar consultas sintéticas e analíticas, otimizando o processo de conciliação entre as operadoras.

O objetivo da Vivo foi adotar um sistema de gestão de co-tarifação único, com interface com os tarifadores de suas regionais e operadoras de longa distância, buscando desta forma uma gestão centralizada da prestação do serviço, permitindo a maximização do controle pelas partes envolvidas e a maximização da rentabilidade.

"Como empresa prestadora deste serviço, a Vivo coloca como prioridade  a transparência  e o bom relacionamento com as operadoras, assim como o monitoramento constante da qualidade das chamadas faturadas aos clientes finais", ressalta Flávia.

Implementação - Durante cerca de três meses a Triad Systems trabalhou na integração e personalização do sistema, pois as seis operadoras da Vivo trabalhavam com padrões diferentes de tarifação.

A plataforma da Triad Systems funciona como intermediária, fazendo a troca de informações entre as operadoras Vivo e as teles de longa distância, em um formato padrão definido por essas teles. Além disso, o sistema de co-tarifação transforma todos os dados recebidos para o padrão de cada um dos sistemas de tarifação das teles do grupo.

O projeto está em fase de testes e ajustes com duas grandes concessionárias e deve ser oficialmente implementado a partir de 1º de janeiro de 2004. A partir daí, a plataforma deverá funcionar em um modelo híbrido, trabalhando com co-tarifação junto às operadoras de longa distância preparadas e atuando com o antigo sistema de cobrança, por relatórios, com as teles não preparadas.