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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/22/03 10:17:38
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NOTÍCIAS 2003

Surge o 1º TV com acesso direto à Internet

NeTVision antecipa a convergência do TV com outras mídias, incorporando tecnologia nacional, desenvolvida em parceria com a Microsoft do Brasil

A fábrica nacional Philco anunciou em 11/2003 o lançamento do NeTVision, primeiro televisor do mundo com acesso direto à Internet, sem necessidade de periféricos, desenvolvido no País. O produto foi concebido por uma equipe de 80 profissionais, ao longo de dois anos, e recebeu investimentos de R$ 10 milhões. A previsão de vendas é de 6 mil unidades até o final de 2003.


O novo televisor da Philco

O equipamento inovador antecipa a convergência do TV com outras mídias, ampliando a experiência do telespectador e possibilitando o uso da Web por pessoas com pouca familiaridade com tecnologia, viabilizando, assim, a inclusão digital. "O NeTVision representa um marco tecnológico muito importante para a empresa e para o País, em busca das facilidades obtidas por meio da convergência tecnológica. Nossa intenção é ampliar ainda mais as possibilidades que o TV e a Web proporcionam separadamente, com a interface de televisão, muito mais familiar ao consumidor brasileiro", destaca Raul Penteado, vice-presidente de mercadologia da Itautec Philco.

Segundo o vice-presidente da divisão Philco, Cláudio Vita Filho, "o NeTVision é inédito no mercado mundial, porque incorpora todas as funcionalidades de um televisor e da Internet em um único equipamento, fácil de operar". O aparelho possui controle remoto e um teclado sem fio que permitem ao usuário se deslocar e escolher o local mais adequado e confortável para acessar a Internet, seja na cama ou no sofá, por exemplo. Com o botão Zoom é possível aumentar parte da página em exibição, aprimorando a capacidade de navegação.
 
O NeTVision também possibilita enviar e receber mensagens eletrônicas via Webmail; acessar chats, no qual a pessoa pode participar de seções de bate-papo; e trocar mensagens instantâneas por meio do Windows Messenger.

Tecnologia de ponta - Para garantir aos consumidores a melhor experiência de Internet, a Philco fechou uma parceria com a Microsoft Brasil para otimizar uma solução baseada no sistema operacional para aplicações embarcadas Windows XP Embedded. O programa incluído no NeTVision faz parte de uma família de soluções baseadas na plataforma Windows, especialmente projetadas para dispositivos de uso dedicado como televisores, computadores de bolso, máquinas de atendimento automático (ATMs) e equipamentos de automação comercial, entre outros.

Além da experiência das duas empresas, o projeto contou com suporte das equipes de desenvolvimento de produto do Windows XP Embedded e do Centro de Soluções de Sistemas Embarcados da Microsoft Corporation. A parceria incluiu ainda treinamento, suporte técnico especializado e transferência de tecnologia a profissionais das equipes de engenharia da Philco.

O acordo faz parte dos esforços da Microsoft Brasil em participar de iniciativas que impulsionem o desenvolvimento do País e ampliem os limites do uso da tecnologia. "O Philco NeTVision é um produto revolucionário em diversos aspectos. De uma maneira simples e amigável, permite que a Internet seja acessada por meio de uma TV, alavancando uma série de cenários de inclusão digital", afirma Luiz Marcelo Marrey Moncau, diretor de mercadologia e negócios da Microsoft Brasil, acrescentando: "A Philco usou de toda sua competência em engenharia e criatividade para transformar um sonho em realidade e estamos orgulhosos por ter tido a oportunidade de participar deste desenvolvimento".


O novo televisor da Philco

Simples - A instalação do NeTVision é simples como qualquer outro televisor. Basta ligar o aparelho e conectá-lo à Web por meio de um provedor de Internet de escolha do usuário, com uma linha telefônica convencional ou banda larga.

O aparelho possui o navegador Internet Vision, especialmente projetado para acessar as informações e notícias, ouvir músicas em MP3 e rádios via Internet e assistir clipes musicais com facilidade. Esse navegador em português permite navegação plena na Internet, com exibição de páginas com Java Virtual Machine, Macromedia Flash e Microsoft Media Player. As funcionalidades de segurança evitam desconfigurações acidentais e vírus, uma vez que não é possível salvar arquivos. Além disso, os protocolos de transação segura SSL 2.0 e SSL 3.0 permitem consultas e transações eletrônicas (comércio e bancos).

O aparelho tem placa de rede 10/100, modem 56 Kbps (V.90) e permite ver o estado da conexão telefônica. Além disso, para esse lançamento, a Philco fechou parceria com a Telefônica para oferecer banda larga aos usuários. "O Novo Speedy 600 é o que existe de mais ágil no mercado residencial de banda larga", diz Fábio Bruggioni, diretor de Negócios Internet da Telefônica São Paulo. "Este é um primeiro passo importante para levar os benefícios da Internet rápida da cadeira do micro para o sofá da sala".

O Speedy 600 pode ser experimentado pelos compradores do NeTVision pelo preço do Novo Speedy 300 por seis meses e sem desembolso adicional. O acordo também prevê o acesso discado gratuito e de qualidade pelo ITelefonica.

Comercializado com tela convencional de 20" na cor preta, o produto chega ao mercado com preço de R$ 1,6 mil. A Philco oferece opções de financiamento em até 24 vezes.

Empresas - A Philco é uma divisão da Itautec Philco S/A, empresa da holding Itaúsa, terceiro maior grupo privado brasileiro e um dos maiores da América Latina. Desenvolve e fabrica eletroeletrônicos de consumo. Atua nos segmentos de áudio e vídeo, com televisores, minisystems e aparelhos de vídeo e DVD, oferecendo produtos diferenciados e de alta tecnologia. É pioneira no mercado brasileiro em televisores com imagem e áudio digitais, tela 100% plana de cristal líquido e também em aparelhos de DVD com leitura de arquivos em MP3 e função karaokê.

Já a Microsoft Corporation investe anualmente US$ 6,9 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, um dos maiores orçamentos do mundo. A subsidiária brasileira foi inaugurada em setembro de 1989 e, em 14 anos, atingiu a marca de 45 mil pessoas que, de alguma forma, desenvolvem programas, prestam serviços, treinam e capacitam profissionais na plataforma. Esse contingente está espalhado por 10 mil empresas brasileiras, gerando transferência de tecnologia e capacitação profissional para a população. Somente desde o ano 2000, a Microsoft Brasil investiu R$ 30 milhões em projetos sociais no País para levar a tecnologia a comunidades carentes, em parceria com organizações como Comitê para Democratização da Informática (CDI), Instituto Ayrton Senna e Projeto Aprendiz.