Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano03/0303b005.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 03/22/03 13:16:10
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2003

NOTÍCIAS 2003

Portal Educacional tem novo livro de Ziraldo

Oficina do Livro permite aos alunos participar da criação da obra, desta vez sobre o Trânsito enquanto outros estudanes elaboram jornais tablóides

Mais uma vez, a comunidade de alunos conectados ao Portal Educacional tem a oportunidade de escrever um livro pela Internet, em parceria com o Ziraldo, e receber, em sua escola, um exemplar personalizado de sua obra. Nessa nona edição, a Oficina está aberta para alunos de 2ª a 6ª série do ensino fundamental e o tema é Trânsito. Já para os alunos da 7ª série em diante, incluindo os do ensino médio, o Portal Educacional criou a Oficina do Tablóide. Desta vez, a produção é coletiva, isto é, cada turma produzirá um jornal tablóide de oito páginas. Mas, como no caso da Oficina do Livro, cada aluno terá seu nome registrado no expediente do jornal e receberá impresso seu exemplar na escola.

A Oficina do Livro é um dos exemplos mais bem sucedidos do uso da Internet como ferramenta de educação. Criada pelo Portal Educacional em 10/2000, é um espaço para que alunos das escolas integrantes da comunidade do Portal Educacional escrevam livros ou jornais. O processo é simples: no caso do livro, o Portal publica as ilustrações de Ziraldo e o aluno escreve o texto inspirado nos desenhos. No caso do jornal, o processo é parecido, embora muitas vezes a escolha da ilustração fique a cargo do aluno. Até agora aconteceram oito Oficinas e foram produzidos 98.500 livros e 14.500 jornais.


Os Meus Direitos, livrete escrito pela aluna Lea Barbalat e ilustrado por Ziraldo,
em edição anterior do projeto

Oficina do Trânsito - Como nas edições anteriores, também a Oficina do Trânsito aproveita o interesse que as crianças têm pela Internet para estimular o gosto pela escrita e para explorar assuntos de interesse social. "A Educação para o trânsito é um tema que há muitos anos está para ser incluído em nossos currículos escolares, e o Portal dá sua contribuição a esse trabalho ao oferecer uma Oficina que tem tudo a ver com meio-ambiente, cidadania, convívio em sociedade e civilidade", explica Samuel Lago, diretor do Portal Educacional.

Segundo ele, "mesmo não tendo carro nem carteira de motorista, as crianças são peças importantes desse quebra-cabeça que é o trânsito, pois elas passeiam pelas ruas, freqüentam as áreas de lazer, andam de carro pela cidade, enfrentam congestionamentos, e como estão sempre de olho nas coisas que acontecem, podem discutir, aprender, ensinar, ajudar a organizar o trânsito e mostrar para as pessoas que as coisas podem melhorar muito".

Como nos outros 98.500 livros que já foram gerados dentro desse projeto, esse também conta com as ilustrações de Ziraldo, considerado um dos maiores talentos da literatura infanto-juvenil. O pai do Menino Maluquinho fez 14 ilustrações sobre o tema e a criança pode colocá-las na ordem que quiser. Depois de ordenadas, basta escrever o texto, sempre pela Internet, nas respectivas páginas do projeto. A criança tem a opção de editá-lo, bem como imprimir as páginas, enviar o endereço para um amigo, apagar o livro todo ou até mesmo corrigir a ortografia. E os alunos que completarem todas as páginas da história até o dia 2/5/2003, quando se encerra essa 9ª Oficina do Livro, receberão o livro impresso em suas escolas, com o seu nome e o de Ziraldo na capa. A entrega dos livros está prevista para 27/6/2003.

Oficina Tablóide - Enquanto isso, jovens alunos de escolas conectadas ao Portal Educacional dividem com seus colegas de turma a sensação de uma redação de jornal. A idéia da Oficina do Tablóide é simular, com alunos da 7ª série do Ensino Médio, o ambiente de trabalho colaborativo de uma redação de jornal. "E como desta vez a produção é coletiva - cada turma terá a oportunidade de produzir um jornal tablóide de oito páginas - a expectativa é que essa tarefa promova a interação entre os alunos, já que exigirá que todos estejam engajados na produção de um trabalho coletivo de alta qualidade, dividindo funções e responsabilidades", explica Samuel.

Ele observa que o tablóide é dividido em várias seções, oferecendo a oportunidade de um rico trabalho interdisciplinar envolvendo vários professores. "A seção de Ciência e Tecnologia pode ser assessorada pelo professor de Ciências; a de Cultura pode receber a colaboração da professora de Artes, e assim por diante", diz.

A dinâmica da Oficina do Tablóide é parecida com a da Oficina do Livro. No caso do jornal, porém, em vez de contar com as ilustrações de Ziraldo, os alunos terão que organizar todo o trabalho, desde a escolha dos assuntos, até a redação dos textos, inserção de imagens, tabelas e lay-out. Mas o resultado promete: depois de experimentar a sensação de um foca (jornalista iniciante), cada aluno que participar da Oficina Tablóide terá seu nome registrado no expediente do jornal e receberá impresso seu exemplar na escola.

Além disso, o aluno jornalista terá o privilégio de trabalhar com o médico Jairo Bouer ou o jornalista Caio Blinder, colunistas que participam dessa Oficina. Cada um escreverá um artigo de tema atual e de interesse para o jovem, e o aluno só precisará optar por um deles e incluir no jornal. A data prevista para entrega do jornal impresso é 29/8/2003.

Ambiente de ensino - Criado e mantido pelo grupo educacional Positivo, o Portal Educacional é um ambiente de conhecimento, ensino e aprendizagem com milhares de informações organizadas e avaliadas sobre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, ao qual as escolas de todo o Brasil podem se associar, contar com recursos de administração escolar, assessorias, artigos, atualidades etc., mantendo suas próprias páginas Web e disponibilizando serviços e conteúdos personalizados.

Os portais educacionais mantidos pelo Grupo Positivo são usados por mais de 2.100 escolas e 550 mil alunos de todo o Brasil. Cerca de 160 pessoas estão envolvidas diretamente na elaboração e atualização do conteúdo, além de inúmeros colaboradores ou pessoas que participam de projetos, como Ziraldo e o professor Celso Antunes.