Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano02/0201apub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 01/02/02 09:13:32
Clique na imagem para ir ao índice de Notícias 2002

NOTÍCIAS 2002

Publicações

Ação Games - Circulando pela última vez como revista mensal (depois de dez anos, passa agora a ser lançada apenas em ocasiões especiais, mas seu site na Internet continua apresentando o material dessa publicação), a revista da Editora Abril apresenta na edição de 1/2002 (número 171) como destaque o guia completo do jogo Grand Theft Auto 3, detona Metal Gear 2 em mais um livrete da série Ação Games Pocket, mostra os novos jogos para XBox e PS2 (além de testar o console Xbox) e ainda as mágicas de Harry Potter, o bruxinho que faz sucesso no cinema e também chega em jogo.

A publicação mostra ainda as preferências curiosas de jogadores, por gêneros desprezados pela maioria: esportes estrangeiros, luta livre, quebra-cabeças, produções consideradas infames. E destaca como a proteção anti-pirataria nos novos e caríssimos jogos abre novas oportunidades para as locadoras de jogos, que é para onde correrão os usuários de computador que não querem ou não podem desembolsar R$ 200,00 ou mais por um desses novos programas.

O fim de alguns consoles de videojogos lançados nos últimos sete anos também é tema da revista, enfocando o Dereamcast (lançado em 1998), o PlayStation (de 1995) e o Nintendo 64 (que chegou ao mercado em 1996): mesmo com mais de 120 milhões de aparelhos (no total dos três modelos) espalhados pelo mundo, esses consoles já estão sendo substituídos pelos novos modelos, para os quais são direcionados os novos jogos lançados no mercado. A propósito, a revista apresenta ainda uma entrevista com Ralph Baer, criador em 1972 do Magnavox Odyssey, primeiro aparelho caseiro de videojogos (ele já defendia a idéia de usar o televisor para jogos em meados dos anos 1950, enquanto a versão caseira do Atari - que muitos erroneamente consideram ser o primeiro console - só chegou ao mercado em 1975. Baer - que tem página própria na Internet - concede a Nolan Bushnell o crédito de ter iniciado a indústria de jogos, mas deixa claro que foi ele, Baer, o inventor do videojogo.

Sociedade Digital - A Agência Eletrônica e a Chantal Editora estão lançando a 
publicação Revista da Sociedade Digital. A revista trata de assuntos relativos à construção da Sociedade da Informação no Brasil, abordando projetos de governo eletrônico e de cidadania eletrônica, realizados por governos ou pelo chamado terceiro setor com o apoio de empresas. Para receber o primeiro exemplar da revista gratuitamente, basta o interessado preencher o formulário disponível no site da revista.

PDA Show - Dirigida ao universo de 500 mil brasileiros que usam computadores de mão, a revista PDAShow foi lançada no dia 27/12/2001 em São Paulo. A 1ª edição - com 44 páginas e datada de 1/2002 - mostra o perfil de alguns usuários de computadores de mão (personal digital Assistants - PDAs - ou handhelds) e traz na capa o estudante Vítor Nano, de 10 anos, que faz desenhos animados no Palm, e seu pai, Ricardo Nano, de 45, executivo da Microsiga, que usa 4 modelos de PDAs para trabalhar. A revista é uma iniciativa da PDA Show e Empreendimentos, empresa paulista que realizou, em 10/2001, o 1º PDA Show & Conference, no World Trade Center de São Paulo.

A revista mostra lançamentos no setor e exemplos bem-sucedidos do uso de PDAs em indústrias (Volkswagen e Würth), empresas de varejo (Depósito Pinheirense) e restaurante (Red Casual Diner). A publicação afirma que 2002 deve ser o ano do "Palm made in Brazil". Em entrevista exclusiva, Gianfranco Coppola, presidente da
Palm do Brasil, conta que a empresa passará a produzir no País alguns modelos de computadores de mão.

Maria Cristina Cruz, diretora executiva da PDA Empreendimentos, explica as razões que levaram a empresa a lançar a revista: "O mercado estava pedindo uma publicação ampla, dirigida para o usuário final e para o usuário corporativo, que usasse uma linguagem precisa, clara, mas acessível a todos. Vamos prestar serviços e mostrar que a vida fica mais fácil e agradável quando se tem um PDA à mão". Ela diz ainda que PDAShow é "ecumênica por princípio e vocação, não discrimina tecnologias, não faz opção ideológica entre as diversas plataformas e sistemas operacionais, não elege vitoriosos, nem impõe derrotas".

Para Marcelo Santaniello, diretor de comunicação da PDA Empreendimentos, a nova revista pretende mostrar também como os computadores de mão podem ajudar indústrias a controlar processos no chão de fábrica e a apoiar empresas de todos os
segmentos a realizar negócios e a ampliar vendas.

Implantação de Sistemas ERP: Um Enfoque a Longo Prazo - Considerado um dos maiores especialistas do Brasil em planejamento de recursos empresariais (ERP - enterprise resource planning), Lúcio Colangelo Filho lançou pela Editora Atlas, na capital paulista, um livro de 191 páginas que aborda em profundidade essa questão.

Lúcio, que também é diretor de gerenciamento Lifecycle da empresa Neoris Brasil, explica: "Trago idéias sobre os objetivos e as características desses sistemas, os impactos que eles provocam nas organizações e as dificuldades que devem ser superadas na implantação para que seus benefícios sejam alcançados". Embora o tema central do livro seja a implantação de sistemas, ele não é um tratado sobre metodologias: "Meu objetivo foi oferecer matéria-prima para reflexões sobre implantações de sistemas ERP e, com isso, contribuir para a concepção e condução de projetos de sucesso", completa.

O livro também traz opiniões e visões contraditórias para a formação do melhor debate. "Os aspectos positivos e negativos desse sistema permitem que o leitor explore por si mesmo as ambigüidades, que são próprias dos trabalhos realizados no âmbito das organizações humanas, como é o caso da implantação de sistemas ERP", conclui.

O autor é doutor em Engenharia de produção pela Escola Politécnica de São Paulo e mestre em Engenharia Industrial pela Stanford University. Foi gerente de projetos de implantação de ERP nas consultorias Coopers & Lybrand e Deloitte Consulting. Atuou na Hewlett Packard do Brasil. Tambem foi professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas e da Faculdade de Administração da PUC-SP.