Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0111cpub.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/20/01 14:08:04
Publicações 

Crônicas de Uma Internet de Verão - Com noites de autógrafos em São Paulo (dia 22/11/2001, às 19 horas, na Livraria Siciliano do centro de compras Shopping Morumbi, piso térreo - Av. Roque Petroni Jr., 1089 - Vila Gertrudes), em Salvador (27/11), no Recife (4/12), no Rio de Janeiro (4/12, sem o autor) e Campinas/SP (18/12), está sendo lançado pela Editora Futura o primeiro livro a reunir as crônicas de negócios na era digital escritas por Mário Persona (que Novo Milênio publica regularmente na seção Artigos). Com 200 páginas, a obra já pode ser adquirida pela Internet nas páginas específicas das livrarias Siciliano, Saraiva, Submarino, Cultura, FNAC e Nobel

"Um livro de negócios para ler na praia", como o define seu autor, traz "os acertos e erros no uso da Internet nos últimos três anos. Apesar do tom divertido e leve com que os temas são tratados, há muitos assuntos sérios, como negócios entre empresas (B2B), negócios, mercadologia (marketing)" e outros temas. 

O lançamento conta com o apoio do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef), que convidou seus 1.200 associados para o lançamento da obra. Segundo seu vice-presidente, Walter Machado de Barros, "em um livro recheado de uma rara mescla de humor, Mário Persona consegue cativar o leitor do começo ao fim com suas bem-humoradas crônicas, ricas em analogias e histórias reais."

Tema - Na definição do autor, o livro "é sobre a euforia que a Internet causou nos negócios no final do século vinte. E sobre as decepções sofridas quando o sonho acabou no início do século vinte e um. Um livro para quem quer entender o que aconteceu nesse período de sonhos e paixões efêmeras, e estar preparado para aplicar os novos conceitos e técnicas de marketing e negócios usando todo o potencial da rede mundial. Porque a história da Internet apenas começou."

Destinado tanto ao empreendedor de novos negócios como à dona de casa em busca de informação, é, ao mesmo tempo, um delicioso entretenimento e um compêndio de idéias e conceitos para se entender uma sociedade conectada em rede. Tem o propósito de ajudar o leitor a compreender o fenômeno Internet e suas conseqüências no mundo dos negócios. Se alguns temas retratam uma fase peculiar da história da Internet, os princípios de mercadologia e negócios permanecem sempre atuais: "Quem pretende colocar sua empresa na Internet encontrará muita informação útil. Se apenas quiser entender a Internet e sua importância na sociedade atual, também ficará satisfeito", cita o autor.

"Com um estilo às vezes cômico e irreverente - lembram os editores -, Mário Persona leva você a uma viagem inesquecível pelo mundo da Internet e dos negócios. Pela primeira vez suas bem-humoradas crônicas, ricas em analogias e histórias reais, são publicadas em forma de livro, repetindo o sucesso obtido por sua coluna semanal em dezenas de sites, jornais e revistas."

Como é comum em crônicas, a linguagem dos textos é leve, as frases breves e as idéias soltas, com muita sabedoria nas entrelinhas, e as ilustrações de Murilo Maluf tornam ainda mais agradável a leitura dos textos, que incluem informações sobre novas tecnologias, atendimento ao cliente, empreendedorismo, cadeia de suprimentos, comércio eletrônico, sociedade da informação, mercadologia pessoal, livros eletrônicos, teletrabalho, comunidades de negócios, música em rede, canais de distribuição, publicidade e globalização.

O autor - Mário Persona é um desses autores que surgem da necessidade de se traduzir novos conceitos. Perplexo, como todo mundo, pelo o impacto causado pela Internet e pelas possibilidades prometidas pelas novas tecnologias, transformou-se em um cronista de uma sociedade conectada. 

Desde 1998, suas crônicas de negócios ocupam as páginas de sites, jornais e revistas em todo o Brasil e até mesmo no exterior. Sempre traduzindo e popularizando idéias de negócios e sistemas de Internet para uma linguagem que possa ser compreendida por qualquer pessoa.

Com um estilo próprio, rico em analogias, histórias e experiências pessoais, consegue cativar e informar ao mesmo tempo. Seu fino senso de humor transforma a leitura de temas complexos em uma experiência agradável até para o leitor menos acostumado às novas tecnologias.

Formado em Arquitetura e Urbanismo, atuou nas áreas de negócios do Banco Itaú e Companhia do Metrô de São Paulo, tendo sido diretor de comunicação da Widesoft, empresa de sistemas voltados para a gestão da cadeia de suprimentos na Internet. Criou a comunidade WideBiz de Internet e negócios, tendo recebido o prêmio Empreendedor 2000 em reconhecimento por este trabalho.

Mário Persona é palestrante, professor e consultor em comunicação e mercadologia com ênfase em Internet. Seus artigos e crônicas podem ser encontrados também em seu site pessoal. Residindo em Limeira/SP, dirige sua empresa de consultoria, treinamentos e soluções de integração de empresas reais com o mundo virtual.