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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/21/01 14:22:08
Bips

Procurando sarna... - Para o principal executivo da empresa Oracle, Larry Ellison, seus programas são tão seguros que nenhum hacker invadirá o site da empresa. Ele falou na exposição Comdex realizada em Las Vegas (Nevada/EUA), em 12/11/2001, reconhecendo: "É uma declaração muito perigosa - não estou convidando os hackers a invadir o nosso site mas, até agora, com mil ataques por dia, não tivemos nenhuma interrupção do serviço". Na oportunidade, apontou suas baterias para as rivais, ao comparar a estabilidade de seus produtos com os da Microsoft e da IBM.

Logo do programa Oracle de gerenciamento de relações com os clientes  (CRM)
Segundo ele, a nova versão do banco de dados Oracle tem alta tolerância (isto é, capacidade de resposta imediata) a falhas, daí não haver como invadí-lo - razão da campanha que a empresa vem fazendo com o slogan "Unbreakable" (inviolável ou inquebrável). Essa alta tolerância é obtida pelo uso da tecnologia Real Application
Clusters, que usa grupos de servidores no acesso ao banco de dados, aumentando a redundância: caso um dos servidores entre em pane, o fluxo de dados é repassado para outro, mantendo normal a atividade dos sites e outras aplicações.

E, para completar o desafio, Larry ainda convidou os usuários do servidor de correio eletrônico Microsoft Exchange a transferir suas operações para o banco de dados Oracle 9i, que também atua como servidor de mensagens, podendo reduzir os custos da empresa. Com faturamento superior a US$ 11 bilhões, a companhia oferece banco de dados, ferramentas e aplicativos, junto com respectivos serviços de consultoria, treinamento e suporte, em mais de 145 países.

Sarna... II - Enquanto isso, na Inglaterra, a gravadora Berterlsmann/BMG lançou em 11/2001 o primeiro disco laser com proteção anticópia, da cantora Natalie Imbruglia, provocando o maior imbroglio: os clientes, insatisfeitos serem impedidos (sem prévio aviso) de usar os CDs nos leitores de CD-ROM dos computadores, exigiram a substituição dos discos. As próprias lojas (como a Virgin, a principal delas) estão apoiando os consumidores, pois também não foram avisadas do emprego nesses discos da tecnologia de proteção Cactus Data Shield (da desenvolvedora israelense Midbar). Segundo a imprensa inglesa, a BMG não quis se pronunciar sobre o tema, mas o site oficial da cantora divulgou o planos de trocar os CDs por outros sem a proteção anticópia.

Globo.sem - Em apenas um ano, a Telecom Itália já está vendo sumir na fumaça seu investimento de US$ 810 milhões no portal Globo.com - que agora, pelo último balanço, vale somente US$ 14,6 milhões. A operadora italiana de telecomunicações tem 30% do capital da Globo.com, participação que agora vale US$ 4,41 milhões. Ou seja: US$ 795,4 milhões viraram pó... de mico... 

A propósito, no dia 31/10/2001 a Globo fechou o Portal de Esportes, demitindo os cerca de 50 funcionários que ali trabalhavam.

A notícia foi divulgada no mesmo dia em que o megaprovedor UOL anunciou que em 1/11/2001 o portal ZipNet voltaria às origens, concentrando as operações no correio eletrônico ZipMail e transferindo os sites que hospedava para o próprio portal UOL, com acesso exclusivo para os assinantes do Universo On Line. Já em 22/2/2001, foi anunciado em São Paulo um acordo com a Portugal Telecom, pelo qual o UOL incorporou totalmente o ZipNet e recebeu da operadora portuguesa de telecomunicações o aporte de US$ 100 milhões, passando a ter participação de 17,937% no UOL. Outro aporte de US$ 100 milhões foi feito pela Folhapar (grupo Folha de São Paulo), que passou a controlar 40,425% do capital do UOL.

Discreta... - Já tem internauta se perguntando sobre o motivo de tanta discrição por parte da Microsoft em relação ao sistema operacional Windows XP. Comentário de um carioca, em uma lista de debates: "Ao entrar no site da Microsoft Brasil, imaginei que o link para o Windows XP estivesse super destacado. Qual nada! O maior destaque é um link para o Microsoft Tech-Ed 2001, 'O maior evento técnico
sobre soluções de infra-estrutura'. À direita, mais abaixo, há um link, diria até que modesto (o botão, tipo banner, mede 1/8 do tamanho do link destacado), para o Windows XP. Ora, como o XP é a nova menina dos olhos da Microsoft, com o qual ela pretende se redimir de todos os bugs da série 9x, fiquei intrigado: por que o maior destaque não é dado para ele?" Boa pergunta...

Talibans... - Gozação espanhola, vem circulando também nas listas eletrônicas de debates no Brasil (foi repassada em 25/10/2001 à lista Widebiz sobre negócios, por Manoel Meirelles):
 

Se ha sabido que la Agencia Central de Inteligencia de Galicia ha arrestado mas de treinta personas en su territorio como consecuencia de la escalada de terrorismo internacional. 

Lo curioso es que todos llevan el nombre de Ivan. Como Ivan Benitez, Ivan Romero, Ivan Capacetti, Ivan Boggio, Ivan Roig, Ivan Fojo, Ivan Monroe y así sucesivamente. 

Cuando se le pregunto al jefe el porque de esta coincidencia, este respondió que lo habían hecho porque se habían enterado de que el responsable del ataque terrorista a New York y Washington el 11 de septiembre era un TAL-IVAN

Brasil... - Vem circulando pela listas de debates na Internet a seguinte mensagem:
 

O Rio de Janeiro está à beira de uma grande perda. Querem montar um atentado terrorista contra à cultura, contra à educação e contra à ciência e à tecnologia carioca! Querem fechar ou pior ainda desintegrar o MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS que fica na Rua General Bruce, 586 no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Esta desintegração vai atingir também o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas e o Observatório Nacional, a mais antiga instituição científica do Brasil. Todas elas patrimônios culturais do Brasil e do Rio de Janeiro.

Esse dano atinge a todos nós, e aos nossos filhos. É acabar com o pouco que temos de caráter público para servir à nossa população. Quando percebemos hoje o dano da globalização perversa, tumultuada e quase sempre excludente entendemos que nossa única contraposição a isso é o saber.

A verdadeira âncora cambial de uma nação é a ciência e tecnologia. Você conhece minha luta para a difusão da ciência, como um instrumento para a qualificação social e o desenvolvimento de nosso país e do seu povo. A briga pela energia solar, pela popularização da informática, por ações nas ruas e nas escolas, nas praças, nas praias, para que nossas crianças sejam futuros cientistas, qualificam-me a lhe pedir esse apoio.

Ciência Vai à Praia, O Teatro Vai à Praia e a Popularização da Informática, além da defesa da memória científica, foram iniciativas pioneiras do Museu no Brasil. Somente a difusão do conhecimento, da cultura, da disseminação do saber pode ajudar-nos ao enfrentamento econômico, e reverter situações indesejadas numa cidade que tem tudo de maravilhosa mas que precisa buscar uma qualidade de vida também maravilhosa, sob pena de nos convertermos numa megacidade sem futuro!

Neste momento, como brasileiro e carioca, peço que nos ajudem a impedir esse ato de barbaridade que visa atingir a toda uma cidade. Por favor, denuncie, proteste, escreva para os jornais, fale com seus filhos, mobilizem as escolas e as universidades, telefone para as emissoras de televisão, passe um e-mail para os ministros, os governadores, prefeitos, senadores, deputados federais e estaduais, e os vereadores. Tente salvar um patrimônio da cidade e do Brasil!!! O Governo Federal não pode deixar de dar apoio à pesquisa, ao ensino e à divulgação da ciência na nossa cidade, que foi capital federal até 1960.

Ronaldo Rogério de Freitas Mourão
www.ronaldomourao.com
Pois é...

Novo Hino... Racional - A propósito, digladiam-se na Internet duas correntes: a dos otimistas, que lembram as coisas boas pouco divulgadas deste país, e a dos pessimistas, que mostram como nosso patrimônio está sendo dilapidado e o povo brasileiro espoliado. O grande problema é que, nesse debate, os dois lados têm razão...

O lado pessimista tem seu ponto alto neste hino:
 

HINORACIONAL

Ouviram, no final de um plano trágico,
De um povo pobre o brado retumbante,
É só disparidade, em saltos súbitos,
Sufoca esse povo a todo instante.
Se a pior desigualdade
Conseguimos suportar de sul a norte,
Eu receio a sociedade
Venha a ter no seu salário mais um corte.
Está tramada
Outra arrancada.
Salve-se! Salve-se!
E assim o sonho intenso e o raio vívido
De amor e de esperança desvanece,
E o poderoso vem risonho e cínico,
Distorce o direito e prevalece.
Gritante pela própria natureza,
Perverso é o golpe sobre esse povo,
Que no futuro espera mais pobreza.
Perda agravada
Entre outras mil,
E outro ardil
está tramado.
O salário neste solo
Está tão vil!
E os preços,
A mil.
Se lá no parlamento é um berço esplêndido,
Aqui o pobre só vai para o fundo,
E agruras sofre o pobre e mais miséria,
Desanimado, só, num poço imundo.
Do que inferno mais ardido
Os tristonhos fins de planos têm mais dores,
Cada choque traz mais perdas,
E dessas perdas vem receio e mais horrores.
Está tramada
Outra arrancada.
Salve-se! Salve-se!
E assim o engodo eterno segue um ritmo
De medidas que sustentam o outro lado,
E diga-se que o dolo desses fâmulos
Faz no futuro um mundo atrasado.
Se o germe da injustiça está bem forte,
Verá que, se você não for à luta,
É alguém que espera agora a própria sorte
Perda agravada
Entre outras mil,
E outro ardil
está tramado.
O salário neste solo
Está tão vil!
E os preços,
A mil.
Pátria amada, BRASIL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

(colaboração da Adufrgs)

Já o lado otimista lembra:
 

Lá de São Paulo, o brilhante itapetiningano Angelo Ricchetti repassa um texto escrito pelo não menos brilhante sorocabano Luiz Antonio Marins.

O texto é um 'chá de brasilidade' para compensar os derrotistas que, por motivos políticos-partidários, só encontram defeitos neste nosso Brasil.

Bom proveito, companheiro(a) brasileiro(a)!

E repasse o artigo para toda a sua lista. Sem xenofobismo e patriotismo piegas, Marins apresenta o Brasil de verdade, aquele que os estrangeiros já viram e que muitos de nós ainda se negam a ver.

Helio Rubens, do Movimento Verde Amarelo.
A Parte Cheia do Cálice Chamado BRASIL
Luiz Marins - Anthropos Consulting
Afinal que Brasil é este? O que está realmente acontecendo com o Brasil? Afinal por que estão as maiores empresas americanas e européias afirmando que seu maior portfólio de investimentos para os próximos 10-15 anos será nesta região do mundo? Será que viraram devotos de N.Sa. Aparecida do dia para a noite?

Acredito que seja o momento de passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica sobre o momento atual brasileiro. Nos corredores do Fórum Econômico Mundial em Davos os ministros e autoridades declaravam sua intenção de investir no Brasil nos próximos anos o que nunca haviam pensado. Afinal, que mercado é este?

Vejo dados confusos sobre o Brasil. Os jornais mostram a desgraça, o estupro, as balas perdidas... e esse pessoal continua vindo para o Brasil?

As empresas espanholas e portuguesas acabam sendo maiores aqui do que na própria Espanha e Portugal e assim por diante. Acho que está na hora de explicar o Brasil com dados - dados de pesquisa - dados sérios, em vez do "chutômetro" aplicado a todo o momento para nos confundir.

Um exemplo digno é o divulgado em abril do ano passado (N. E.: 4/2000), nos 500 anos do Brasil. Todos os jornais estamparam para o mundo todo que éramos 5 milhões de índios no Brasil em 1500. Ora, se há dúvidas de quantas pessoas exatamente vieram nas caravelas em 1500, como é que sabemos que éramos 5 milhões de índios em 1500 no Brasil? Quem contou? Qual o IBGE da época ou GPS que mediu os 5 milhões? Algum louco, com base em especulações referentes à mortalidade infringida pelos espanhóis no México, chegou à conclusão absolutamente absurda de que éramos 5 milhões e isso virou "verdade"!

E assim logo dizemos que temos 120.000 desabrigados nas ruas de São Paulo, 45 milhões de miseráveis etc. etc. Até quando seremos obrigados a engolir essas verdadeiras barbaridades?

Para passarmos de uma consciência ingênua para uma consciência crítica e compreendermos o que está acontecendo, temos que saber que o mundo tem o que se chama de "mercados maduros".

"Mercado maduro" é o mercado em que o crescimento do consumo é equivalente ao incremento vegetativo da população - ou seja - se a população cresce, aumenta o consumo. Se não cresce, o consumo continua estático.

Assim o consumo de cerveja nos EUA, por exemplo, cresceu 2% acumulado nos últimos 5 anos e deverá crescer apenas 2% nos próximos cinco anos.

No Japão, 35 prefeituras exigem um atestado que diga que você tem onde colocar seu carro, para que um concessionário possa vender um automóvel novo a você - problema de espaço vital. O consumo de biscoitos na Inglaterra não cresce há dez anos.

Esses mercados maduros - EUA, Europa e Japão - onde se encontram as empresas igualmente maduras - IBM, Toyota, Electrolux etc. - precisam de mercados emergentes - onde o crescimento do consumo seja maior do que o incremento vegetativo da população. Quais são esses maiores mercados hoje no mundo? Brasil, Índia e China.

Mas não nos iludamos muito com a China. A China tem 76% de sua população em campesinato. A Índia 72% e o Brasil apenas 22%. Assim, o país pronto para consumir produtos ocidentais de alguma tecnologia que não seja bicicleta, alfanje etc. é o Brasil e por extensão o Mercosul. Por isso, estão todos aqui e querendo investir mais e mais aqui.

O mercado brasileiro, segundo dados da AC Nielsen, cresceu nos últimos 5 anos e CONSUMIU:
·  859% em fraldas descartáveis
·  369% em mistura para bolos
·  310% em alimentos para gatos
·  282% em leite flavorizado
·  273% em alimentos para cães
·  219% em leite longa vida
·  201% em massas instantâneas
·  176% em cereais matinais
·  116% em carnes congeladas
·  81% em água mineral

O Brasil é hoje um mercado que apresenta alguns dados impressionantes:
· 1,3 milhão de lavadoras de roupa (82% mais que no Canadá; é o 4º maior mercado do mundo)
·  8,02 trilhões de litros de refrigerantes (343% mais que no Canadá; é o 3º maior mercado do mundo)
·  US$ 1,3 bilhão em alimentos diet ou light (US$ 100 milhões em 1990, US$ 6 bilhões em 2010)
·  63,4 mil toneladas de creme dental (456% mais que na Itália)
·  51,4 mil títulos de livros (12% mais que a Itália)
·  US$ 1,2 bilhão em CD's (5º maior mercado fonográfico do mundo)
·  681,9 mil toneladas de biscoito (27% mais que o Japão; é o 2º maior mercado do mundo)
·  3 milhões de geladeiras (66% maior que o Reino Unido; é o 4º maior mercado do mundo)
·  11 milhões de usuários da Internet (95% das declarações de IR foram enviadas via Internet; mercado é 40% do total na América Latina e o dobro do México).

E é importante que saibamos que somente a chamada classe média e emergente no Brasil hoje representa 35 milhões de famílias (IBGE).

Assim, só a classe média e emergente no Brasil é:
·  8% maior que a população da Alemanha.
·  Maior que a República Checa, Bélgica, Hungria, Portugal, Suécia, Áustria, Suíça, Finlândia, Dinamarca, Noruega, Irlanda, Nova Zelândia, Luxemburgo e Islândia juntos.
·  É maior que a França e Canadá juntos.
·  Equivale a um terço da população dos Estados Unidos.
·  Equivale a 72% da população do Japão.

Nós também não temos consciência de que o Brasil representa 42% do PIB da América Latina, incluindo o México, e seu PIB representa 13,3% do PIB total dos países em desenvolvimento,
incluindo a China.

E que:
·  Todo o PIB da Argentina equivale ao Interior do Estado de São Paulo
·  Todo o PIB do Chile equivale ao da Grande Campinas (Ernest & Young)
·  Todo o PIB do Uruguai equivale ao bairro de Santo Amaro em São Paulo

É preciso compreender que as empresas multinacionais estão investindo aqui porque o Brasil é o 5º País do mundo em Poder de Compra com mais de US$ 1 trilhão de dólares em Purchasing Power Parity. Hoje o ranking é: EUA, China, Japão, Alemanha e Brasil.

Pense nisso. Passe de uma consciência ingênua para uma consciência crítica a respeito do Brasil.

Se somos 33 milhões de pobres, somos também 120 milhões de não-pobres no BRASIL; e isso quer dizer muita coisa num mundo de mercados maduros.

E, acredite, dentro de mais alguns anos - 3 ou 4 - teremos no Brasil juros internacionais. Isso significa que poderemos ir ao banco para que ele financie o nosso crescimento a juros decentes de 10-12% ao ano e não ao mês.

Como a empresa brasileira é a mais líquida do mundo (não deve muito a bancos - pois se dever, quebra), o crescimento será exponencial, uma vez que todas as pesquisas mundiais mostram ser o brasileiro o mais empreendedor dos povos.

E juros internacionais também farão com que o consumidor brasileiro possa consumir mais, dever mais, criando um círculo virtuoso de crescimento do mercado.

Daí a razão de todos os bancos internacionais estarem comprando ou expandido suas ações de varejo no Brasil.

Agora é o momento de acreditar e investir, lembrando que o futuro do Brasil é maior que o seu passado.

O  Brasil é um cálice de vinho com metade cheia e metade vazia. Mas é importante não vermos só a parte vazia desse cálice. Ela existe e é grave. Mas existe uma parte cheia que está atraindo a atenção do mundo inteiro.

Pense nisso, e repasse - Valorize o nosso País.

Outra mensagem do gênero, também divulgada em 11/2001 (mas que merece severa crítica no item 4, que faz a apologia das urnas eleitorais brasileiras, desconhecendo que têm sido recusadas em todos os países por não serem confiáveis, permitindo que algumas pessoas, inclusive a serviço de interesses externos, manipulem facilmente o resultado das eleições, quebrando o sigilo do voto, impedindo a conferência dos resultados ou qualquer tipo de auditoria de segurança). 

Esta mensagem é apresentada nas listas de debates como sendo o comendário de uma brasileira residente na Holanda:
 

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil. E realmente parece que é um vicio falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos enquanto no Brasil se maximiza os negativos.

* Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores, porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e, (pasmem!) se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

* Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos - antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com a mesma mão suja te entregam o pão ou a carne.

* Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

* Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

* Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria, e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de "Como conquistar o Cliente".

Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Temos uma língua que apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua portuguesa.

Somos vitimas de vários crimes contra nossa pátria, crenças, cultura, língua etc. ... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar nossas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil temos 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

9. Na telefonia fixa, nosso país ocupa a quinta posição em número de linhas  instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO 9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México são apenas 300 empresas e 265 na  Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que temos esse vício de só falar mal do nosso Brasil?

1. Por que não nos orgulhamos em dizer que nosso mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que temos o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falamos que somos o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizemos que somos hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que, apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não nos lembramos que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

8. Por que não nos orgulhamos de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando?

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos. Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques, talvez porque sua verdadeira língua pátria não seja bem entendida. Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente. Bendita seja, querida pátria chamada Brasil!