Clique aqui para voltar à página inicial  http://www.novomilenio.inf.br/ano01/0111a013.htm
Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 11/06/01 01:27:06
Multiplexador garante tolerância a falhas 

Especializada em tecnologia de redes de acesso, a israelense Rad Data Communications está lançando outra versão do seu multiplexador de dados e voz FCD-E1A. O equipamento, que fraciona links E1 em múltiplos canais de comunicação, agora equipado com quatro interfaces de serviços digitais ISDN BRI. Esta nova característica possibilita às operadoras e provedores de serviço criar novas aplicações de acesso, além de obter total tolerância a falhas, com o emprego de interfaces redundantes.

Novo multiplexador da Rad garante tolerância a falhas
No Brasil, a novidade já é comercializada pelo Mude, distribuidor de soluções para comunicação de dados na América Latina. "Outra vantagem do FCD E1-A está em promover um maior fracionamento da linha, criando novas opções de tráfego sem degradação de qualidade. Isto aumenta a gama de serviços passíveis de serem oferecidos para o cliente, de modo a gerar novas receitas para o provedor", afirma Carlos Rosa, gerente de produto Rad do Mude.

MAP - O novo multiplexador de dados e voz faz parte da plataforma de acesso multisserviço (MAP – Multiple Access Plataform). Com o FCD-E1A, é possível ter aplicações E1 em paralelo com uma comunicação de dados digitais ISDN. Dessa forma, as corporações usuárias podem destinar um link fracionado para oferecer um determinado serviço de comunicação e o restante do canal de acesso para outros produtos.

Com a introdução de quatro interfaces ISDN, o dispositivo também pode trabalhar como uma alternativa de cópia de segurança. Em caso de falha dos demais canais do link E1, a linha ISDN pode ser empregada para a aplicação de proteção de dados. "A rede fica mais segura e estável com o recurso. O tráfego de dados ganha assim uma blindagem contra falhas de comunicação do E1", afirma Carlos.

Para o mercado corporativo, o FCD-E1A atente a demanda por um dispositivo que conecte LANs remotas. A unidade tem uma ponte Ethernet interna de alta velocidade e a possibilidade de roteamento de aplicações protocolo Internet, estendendo o alcance das redes com o link E1. "Assim, o produto, nas duas pontas, pode conectar duas redes distantes de forma simplificada para o usuário", conclui. O preço sugerido ao consumidor final é a partir de US$ 2.900.