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Última modificação em (mês/dia/ano/horário): 07/26/01 20:39:30
Imarés e IVC: parceria para medir audiência 

Novo sistema não aplaca a onda de críticas ao instituto

O Grupo Imarés, especializado em Tecnologia da Informação, implementará a nova solução tecnológica que o Instituto Verificador de Circulação (IVC) adotou para a medição de audiência nos sites brasileiros. Isso significa que o IVC estará apto para, já em 8/2001, fazer uma medição mais precisa de visitantes únicos, impressão de páginas e tempo de permanência do internauta nos sites. A notícia foi anunciada no dia 25/7/2001 pelos dois parceiros, num evento em São Paulo que reuniu mais de 100 pessoas. 

"Efetuamos uma extensa pesquisa e qualificação de soluções de mercado", observa Marcos Watanabe, diretor de Soluções Eletrônicas do Grupo Imarés. Depois da avaliação das soluções apresentadas para verificação de visitação nos sites, em um modelo site centric, o IVC optou pela solução Webtrends Enterprise Supporting System (ERS). Para Ricardo da Costa Silva, diretor técnico do IVC, "esta nova tecnologia foi adotada para que possamos acompanhar com precisão o índice de audiência nos sites, que contam hoje com linguagens avançadas e se modernizam a cada dia".

A solução terá duas versões: uma, para sites de pequeno e médio volume de visitas, que contarão com um servidor para analisar os dados colhidos a partir dos registros dos servidores do site; e outra, que fará a coleta de dados a partir de informações postadas pelo navegador do visitante, para grandes sites e portais. Para isso, serão usados cookies temporários que ficarão na máquina do usuário, sem armazenar nenhum dado do internauta ou da informação que estava buscando, para assegurar sua privacidade. Os sites associados ao IVC poderão adquirir a solução a partir de US$ 6 mil. A integração e o suporte também serão realizados pelo Grupo Imarés. 

Imarés - Há 23 anos no mercado de Tecnologia da Informação, o Grupo Imarés atende cerca de 150 contratos contínuos de serviços nas mais diferentes corporações. Sua linha de serviços profissionais envolve desde a infra-estrutura de Tecnologia da Informação, com destaque para a gestão de plataforma em computadores de mesa, até terceirização da operação de sistemas, serviços de treinamento, aplicações personalizadas para o negócio e consultoria de sistemas de informação. 

A dinamização dos projetos permite criar, desenvolver e implementar um projeto único para cada corporação, cujo maior benefício é alinhar os negócios com a nova estratégia promovida pela Internet. Entre seus clientes, destacam-se empresas como Lucent, Embraer, Motorola, Pão de Açúcar, Natura e BMW.

Críticas - O anúncio da mudança no sistema de medição de audiência em sites usado pelo IVC surpreendeu o mercado, mas não aplacou as críticas do mercado, destacados principalmente na decisão do megaprovedor Universo On Line (UOL) de solicitar a suspensão da divulgação do IVC, pelo fato do instituto inflar os relatórios ao somar os acessos dos usuários via protocolo Internet e via registro do servidor Web, contando cada quadro e atualização como novo acesso, por exemplo. O programa que passa a ser utilizado mantém essas características, além de se destacar pelo alto custo (US$ 6 mil em sites pequenos) e pelo tamanho ocupado. 

Megaprovedores como Terra e UOL terão dificuldades adicionais para processar os arquivos de registro (cada ítem acessado pelo internauta em uma página gera cerca de duas linhas como estas no arquivo de registro, e uma só tela pode conter dezenas de quadros, imagens, arquivos de atualização contínua etc.).